Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Saturday, January 30, 2010

A SEMANA: Agnelo A. Montrond é Cabo-Verdiano do Ano

Agnelo A. Montrond foi eleito Homem Cabo-Verdiano do Ano após uma votação de três semanas promovida pelo portal FORCV, nos Estados Unidos.



Agnelo Montrond recebeu 337 (38%) contra os 280 (32%) do Norberto Silva, jornalista e fundador da Rádio Atlântico em Holanda. O terceiro mais votado foi o activista comunitário Carlos Tavares, 122 (14%), que, no ano passado, doou um dos seus rins ao artista Norberto Tavares.
Os menos votados pelos 876 participantes nesta sondagem realizada entre 4 e 23 de Janeiro de 2010 foram Arménio Vieira (9%), Dana Mohler-Faria, presidente da Universidade de Bridgewater (4%), Gilyto (1%) e José Lobo (Djédji), fundador da Escola EPIF (1%).

Fonte:
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article49378&ak=1#ancre_comm

Monday, January 18, 2010

Un sonetu di Adéus pa Tia Nhanha

Pa Agnelo A. Montrond


Dedikatória: N ta dedikâ es puema pa tudu família di Alda Fonseca Fontes, más konxedu pa Tia Nhanha, ki falisê di morti natural, ku 100 anu di idadi, na dia 16 di es mês di Janeru, na Cape Cod, Stadus Unidu.




Tia Nhanha e un alegria ki ben pa es mundu
Nos prinséza di dia, di noti, di mar, di térra, y di tudu
Dja-l kunpri se distinu y dja-l bai pa séu sinzéntu ki bira azuladu
Y dje-l dixâ Koba Figera, Mérka y mundu interu tristi margudjadu nun lutu profundu


//


Se morti e partida pa iternidadi djuntu ku Déus nos salvador
Bronzi, pédra, madera, mar azul, térra e só pa pekador
Tia Nhanha e flor ki abri pa flori pórta di séu sen dór
Pa resebê-l ael ki vensê tenpu di oru na arka di se splendor


//


Tia Nhanha e tudu ki e bon, onéstu, justu, y puru
Na sepultura ki ta garda-nu es joia di oru
Ki ta konjugâ vérbu itérnu na tudu tenpu ki birâ di txoru

//


Tia Nhanha senpri konduzi distinu di natureza ku bondadi
Se alma bibu oji auzentâ di se korpu na óra y ku pontualidadi
Pa el bá ser filis na paraizu djuntu ku Kristu pa iternidadi


Agnelo A. Montrond

Frases ditas pela Tia Nhanha:

Á Bidjiça
Bidjiça di Merca
Bu câ tâ bem
Ami n câ tâ bai

Nû câ tem saída
Nû câ tem undi di bai
Corpu n câ teni más
Modi kim tâ bai?

Ma Deus tâ djudano
Ma Deus tâ danu corági
É pâ nû guentâ
Ês poco qui ficano

Deus tâ bá ku nhôs
Deus tâ fica ku nôs
Té ki nû odjâ dispôz
Si Deus quizer

Por César Lubrano

Sunday, January 17, 2010

RECORDAR UM AMIGO

A morte de Pedro causou enorme choque em todo nós, os antigos estudantes cabo-verdianos bolseiros do governo francês na cidade de Pau, e não só. Pedro era uma figura indispensável e de grande intervenção na vida do grupo, e deixa um grande vazio no nosso meio. Às irmãs Ana Lina e Minda, bem como à toda a família, deixo a expressão da minha solidariedade neste momento de muita dor e profunda consternação, e apresento os mais sentidos pêsames. Em nome do colectivo dos “Palois”, antigos estudantes cabo-verdianos bolseiros do governo francês na cidade de Pau, curvo-me em memória deste grande amigo das horas certas e incertas. Morre o homem mas ficam as recordações das suas obras. Paz eterna à sua alma no paraiso. Até sempre Pedro. Nu ben pa es mundu, nu ten ki bai pa séu, distinu sértu ki nos tudu nu ten ki kunpri. A todos os colegas "Palois" dedico esta triste musica de despedida à memoria do nossso saudoso Pedro. Agnelo A. Montrond


Por Frederico Sanches (Tchadinha)



Fonte:
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=26649&idSeccao=527&Action=noticia

Na hora da tua última partida, esta foi a forma encontrada para me dizer um último à Deus. Como não quererás certamente que nós os Palois (como diz João Boi) choremos na tua despedida, permite-me apenas recordar o refrão de uma canção francesa: et j´entend sifller le train et j´entent siffler le train, Que cést triste un train que siffle dans le soir! Lembras-te ? Richard Antony

Lembro-me daquela manhã de Outono de 1984, chovia em Paris…

O nosso primeiro destino foi o Centro Internacional de Estudantes e Estagiários (C.I.E.S) e foi lá que começou a nossa admiração por Paris: Uma simples escada rolante!

Tour Eiffel, Champs-Elysées, Notre Dame, enfim, durante uma semana, Paris deliciou-nos com os seus encantos.

Mas, chegou o dia de partirmos para Pau. Emanuel perdeu o Comboio, que chatice!...

Na estação de Pau estavam quase todos à nossa espera. Paulinho, Any, João Ilídio, Teresa, Pery, Montrond, Piduca…

Lembro-me de ti, Pedro Barros, do teu sorriso, do forte abraço que trocamos, início da nossa grande e eterna amizade. Lembrarás, certamente que sim, dos nossos jogos de futebol, das partidas de monopólio e biscas na casa da Any; dos almoços em tua casa e do Dilo (ami n ta cumi n ta ri…); das “balizinhas” no nº7, Av. Doyen Vizioz, onde eu, Custodinho (nha boi) e o Paulinho morávamos…Pois é, meu amigo, Av. Doyen Vizioz marcou-me para sempre. Abrigou-me durante dois anos, e, de repente, sem aviso prévio, “matou-me para que pudesse nascer de novo”. Lembras-te daquele acidente? Sim, voltei para esta vida ao fim de uma semana. Tu, meu irmão Pedro Barros, Zoraida e Tanha estavam a meu lado naquele dia. Levaram feijão com arroz, meu prato preferido que, impossibilitado, não pude comer.

Em Toulouse havia sempre “ Boum”. Cité des garçons, cité des filles, enfin…

Mas, a dança nunca foi o teu forte, muito menos o meu.

Lembras-te do Djedja: Djedja ce n´est pás djedjá …

Penso que foi no Natal de 1986. A bolsa atrasou-se e não houve pequeno-almoço, o almoço também não e o jantar foi três dias depois. Por falar nisso, ainda não contei para os meus filhos aquela história do Crisanto (Sporti não leves a mal!) que vomitou três grãos de arroz, nem daquele nosso amigo da Costa do Marfim, o Boris, aquele que fez churrasco do gato da vizinha. Pois é, meu amigo, a coisa, por vezes, apertava e o estômago, coitado, não tem culpa!

Rodez foi a nossa terceira ancoragem e quis o destino que eu voltasse a ficar de novo hospitalizado. Éramos os únicos Caboverdeanos na cidade e, mais uma vez, fostes um irmão. Partilhávamos até a conta bancária…

Hoje, 26 de Dezembro de 2009, recebo a notícia da tua morte e chove em Lisboa…

Desculpa, amigo, não sabia da tua doença. Perturba-me a recordação do nosso último encontro em tua casa, na Achadinha. Sabias que o teu filho ainda era um puto? Estivestes em Lisboa, não quis o destino que nos encontrássemos. Ainda não respondi o teu e-mail da semana passada. Meu Deus, quanta falha!...

No e-mail, sem que eu pudesse descortinar a razão, falavas nos 25 anos passados (déjà? … dizias). Agora percebo…

Na hora da tua última partida, esta foi a forma encontrada para me dizer um último à Deus. Como não quererás certamente que nós os Palois (como diz João Boi) choremos na tua despedida, permite-me apenas recordar o refrão de uma canção francesa: et j´entend sifller le train et j´entent siffler le train,

Que cést triste un train que siffle dans le soir! Lembras-te ? Richard Antony.

Deste teu amigo e irmão

Frederico Sanches (Tchadinha)

Comentários dos nossos leitores do LIBERAL

Silvestre silvestrelopes@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
É verdade Tchadinha, eu também Palois (de 1987 a 1993), não tivi chance de conviver com o Pedro na UPPA mas não me esqueço dos encontros para os "Bouns" em Toulouse e em Tarbes. Seguidamente partilhamos esta profissão (programação infomática) na Praia, e foram 16 anos de muitas coisas boas. Em fim a morte de Pedro fez-me também recordar aquele de Luis-Xema, também Palois, que já faz 1 ano que nos deixou. Que descancem em Paz.


Africa chamarinha@gmail.com
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
Força Irmão on est très peu a valoriser l´amitié La perte de ce grand ami mérite tes réflexions que je partage La vie continue et ton ami continuera toujours et partout avec toi Courage


manuel ramos manel83@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Ainda há gente que nos traz lágrimas nos olhos. Que belas recordações. Li esta homenagem como se estivesse vendo tanto a pessoa que a fez como a pessoa que partiu. É triste quando a gente defacto ama alguém e esse alguém um dia nos deixa para sempre, amigo ou familiar, porque os amigos também se amam e sentem-se amados. Esta homenagem espelha a dor de um amigo, pois é. Resta sempre a consolação de quem mereceu ter um amigo de quem tem tantas recordações do tempo de estudante. É por isso que quando os jovens de hoje pedem muito, não sabendo encarar com coragem a vida de estudante, fico triste. Enfim... Um abraço ao Frederico.


Nelson osodrac78@hotmail.com
Gostei: Indiferente Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
a vida é assim.


Adriel afomendes@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Mais um palois chora contigo. Pedro um grande amigo e como sempre obrigado Dr. Tchadinha, foi por este artigo que fiquei sabendo desta triste notícia. Ady (Adriel9


isabel correia isabelmriacorreit@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Sinto muito. Uma perda de um amigo,de um irmão é sempre um pouco de nós que vai também. Mas ficam as lembranças e a eterna amizade prometida.E só os eternos amigoss se despedem com esta grandeza... com um até logo.


Emanuel Ribeiro emanuelribeiro@hotmail.com
Gostei: Muito Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Ah Tchadinha, como dirias tu- “Mundo é duedo” – não é? Quando tu esmiúças nesta tua homenagem todos esses retalhos da nossa vida, velhos de mais de 20 anos, mas que de tão vivos na nossa memória parecem de anteontem, creio que nenhum de nós pode deixar de perguntar como foi esse malogro acontecer logo ao Pedro que era um poço de vitalidade! O campeão de endurance das directas académicas! O bom-vivant de sorriso franco! Só a custo de muita tristeza conseguimos admiti-lo! Mas tu tens razão Dr Tchadinha, a melhor homenagem que se pode fazer ao nosso Saudoso Pedro não é chorá-lo na hora di bai mas sim lembrar que a todos ele nos deixou alguma coisa, um momento, um gesto, uma partidinha! A mim por exemplo deixou-me entre outras coisas uma receita para não perder mais comboios! Pois de facto perdi o primeiro comboio que eu era suposto apanhar na minha vida! E perdi-o estupidamente porque já estávamos todos dentro dele e eu resolvi sair para comprar algum farnel para a longa viagem de sete horas! Tu foste um daqueles que me gozou dizendo que demorei porque não conseguia encontrar na gare “Pão de trança com doce” como em Sao Vicente. Mas isso com certeza eras tu apenas a retalhar por eu ter sido um dos colegas que mais te xingou por conta daquela lata de “Duch” cheia de frango assado com que tu chegaste a Paris trazida directamente de Cabo verde! Mas o Pedro, lembro-me bem, me disse – “se tu quiseres jamais falhar o teu comboio arranja-te sempre para pegar o anterior! Assim falhas o anterior e pegas o teu” E assim passei a fazer! Mas parece que o Teu/ nosso grande amigo Pedro seguiu essa máxima demasiado á risca e acab ou antecipando a sua viagem para além! Que Deus lhe dê pois um santo repouso!


Agnelo A. Montrond aamontrond@yahoo.com
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
A morte de Pedro causou enorme choque em todo nós, os antigos estudantes cabo-verdianos bolseiros do governo francês na cidade de Pau, e não só. Pedro era uma figura indispensável e de grande intervenção na vida do grupo, e deixa um grande vazio no nosso meio. Às irmãs Ana Lina e Minda, bem como à toda a família, deixo a expressão da minha solidariedade neste momento de muita dor e profunda consternação, e apresento os mais sentidos pêsames. Em nome do colectivo dos “Palois”, antigos estudantes cabo-verdianos bolseiros do governo francês na cidade de Pau, curvo-me em memória deste grande amigo das horas certas e incertas. Morre o homem mas ficam as recordações das suas obras. Paz eterna à sua alma no paraiso. Até sempre Pedro. Nu ben pa es mundu, nu ten ki bai pa séu, distinu sértu ki nos tudu nu ten ki kunpri. Agnelo A. Montrond


Avelino Rodrigues Pina avelinopin@hotmail.com
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
Que triste partida! Pedro era um amigo que, apesar da sua grande capacidade profissional no domínio (informática), foi um exemplo vivo de simplicidade e de humildade! Seguramente que continuarás para sempre nas nossas memórias. Do eterno amigo.


Pedro Santos santospedro@hotmail.fr
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Plenamente
Comentário:
Pois é meus caros amigos e colegas, Também tive a grande chance de partilhar grandes momentos com estes dois irmãos (Xema e Pedro)que partiram tão cedo e muitas saudades deixaram e muita coisa ainda tinham para dar. Quando cheguei do Brasil ainda havia poucos informaticos na Praia e um deles era o Pedrão que nesta altura trabalhava na Soft. Era tão soft como o nome da empresa onde trabalhava. Tinhamos obrigatoriamente de nos encontrar para falar de programação, falar das provas a serem aplicadas no Ano Zero onde eramos professores de informatica. Por coincidencia fui eu a encontrar trabalho tanto para Xema nos TACV quando regressou ao pais como para Pedro nos Correios nos ultimos tempos. Foi com muita tristeza que recebi os dois emails do brother Silvestre anunciando a morte destes dois irmãos. Que descanssem em paz num lugar nem quente nem frio.


Pedro Barros pedrogbarros@hotmail.com
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
é verdade ami é ka flan kes kuza la mas é flan so pan studa ku empenho moda el AII nha pai bu bai bu dexa so lembrança ki kes nos dia ki nu ta passaba djuntu mas gosi nu ta pasal tudu dia pa sempre n'ta lembra di bo Di bu fidju ki ta amou ............

Sunday, January 10, 2010

Friday, January 8, 2010

Vótus Di Un Anu Novu 2010 Ku Bonansa Di Tudu Kel Ki Falta-Nu Na Pasadu


Pa Agnelo A. Montrond

Nu entra Anu Novu 2010
sén krispason
gérra
ódiu
violênsia
dróga
alkuolismu
reprezália
inveja
tristéza
y pobréza

//

Nu entra Anu Novu 2010
ku pás
amor
morabéza
étika
saudi
dignidadi
integridadi
liberdadi
igualdadi
idukason
elevason
transparênsia
dimokrasia
vitória
trabadju
ruspetu

y speransa

//
Nu entra Anu Novu 2010
ku filisdadi y unidadi na diferénsa
ku bonansa di tudu kel ki falta-nu na pasadu

//

Bon anu y boas féstas
Déus txiga-nu otu anu ku saudi, ku pás ku gostu y ku alegria.

Agnelo A. Montrond

Saturday, January 2, 2010

Natal Di Sonhu Kór-di-róza Ku Un Kabuverdi Kosmopolita



Pa Agnelo A. Montrond

Nu sunha ku filisidadi y unidadi pa konbate tristéza
Nu sunha ku pulítikus íntegrus ki ka ta kruza ses brasu na kus di moléza
Pa rekuza rekunhesi trabadju y óbra di ses opozitoris só pa faze pulítika di spertéza
Stratéjia di pinta Kabuverdi ku kór di pobréza y di sufriméntu e más ki mofinéza

//

Kria kondison pa vivedu midjór na Kabuverdi e ka skorrega ku konbérsu fiadu pa Natal na ladera di pusibilidadi
E bira-l realidadi palpável pa tudu algen, di más pikinóti ti más grandi, na tudu kantu y rekantu di Kabuverdi
Konbérsu ki bale e kel di Hillary Clinton ki fla Mundu pa odja izénplu di bon governason na Kabuverdi
Térra di pás, di gozu, di prugrésu, di ruspetu pa direitus umanu, di demokrasia, y di liberdadi

//

Só pulítikus ségu ka ta odja dizenvolviméntu di nos infra-struturas rodoviáriu, portuáriu, y aeroportuáriu
Só pulítikus surdu ka ta obi ma apósta sértu e na más y midjór inprégu, idukason, justisa, y seguransa
Só pulítikus duenti ki ka sta na móda ta kria kondison pa ka ten kondison pa midjór saudi pa kabuverdianus
Só pulítikus dizoredjadu ta gagixa ma inda ka sta kriadu kondison pa nu ofisializa nos lingua matérnu

//

Nos Pruméru-Ministru, Dr. José Maria Neves fla sabiamenti ma Diáspura e nos 11u ilha, y el ta kontenpla-l
Ku igualdadi di direitus y opurtunidadis pa dizenvolviméntu di nos Nason Kosmopolita Global
Nos konprimisu e ku trabadju y nau ku padja pa kuntinua ta transforma mizéria na fartura, y pobréza na rikéza
Pa dizenprégu pode ser létra mortu na nos séu abértu ku sonhu di sidadon di mundu na nos grandéza