Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, November 21, 2010

Antero L. Gomes Reconhecido Como Exemplo-Modelo do Homem Cabo-verdiano


Pa Agnelo A. Montrond, USA


«O VALOR DOS GRANDES HOMENS MEDE-SE PELA IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS À HUMANIDADE»


Boston, EUA, 19-11-2010: O restaurante Cesária, em Dorchester, Massachusetts, estava transbordando de clientes que assistiam a mais um convívio social promovido pela Associação Dos Amigos Dos Mosteiros.

Houve muita boa música, aquela gastronomia tipicamente crioula foi excelente, e as pessoas socializaram animadamente enquanto aguardavam alguma conversa nessa ocasião, como é praxe. Fez-se referência às realizações e às intervenções da referida associação em algumas localidades dos Mosteiros o que suscitou uma grande ovação por parte dos participantes desse evento. Foi dito que haveria algumas surpresas naquela noite e o suspense ficou no ar durante algum tempo.

A primeira surpresa da noite foi a atribuição de uma placa em reconhecimento do músico, compositor e poli-instrumentista Pepe Bana, autor do “du ba, du ba, du ba; si bu ka ba bu ka ten ki konta” pelo trabalho exemplar que tem vindo a fazer em prol do desenvolvimento da música cabo-verdiana. Os presentes foram contemplados com um momento musical marcante até que chegou a vez da segunda surpresa daquela magnifica noite de convívio e de morabeza cabo-verdiana, que contou com as presenças dos Senhores Jorge Nogueira e Lourenço Lopes, que vieram de Cabo Verde. Foi realmente um evento sociocultural e apartidário por excelência, e estou convencido que o meu amigo José Cristiano Monteiro irá concordar comigo.

Eu que aguardava com muita ansiedade pela segunda surpresa da noite, após ter-me posto de pé juntamente com o resto do pessoal, como se estivéssemos a preparar para o “pledge of Allegiance to the Flag of the United States”, mas o propósito era outro, quase que fiquei inundado de alegria, quando anunciaram o nome do meu tio, Antero Lobo Gomes, que foi reconhecido como um líder social, líder associativo, líder educativo, um líder filantrópico, enfim um pai, um amigo, um conselheiro, um lutador, um trabalhador, um ex cabo-chefe, um ex-funcionário dos CTT, um antigo juiz de tribunal de zona, um animador social, um modelo e uma referência para as gerações vindouras no concelho dos Mosteiros, e não só.

De facto, ficou patente que várias são as qualidades filantrópicas do professor Antero Lobo Gomes, um exímio líder e servidor do povo de Ribera Djeu, Rubera Nhordés, que tanto a nível individual como a nível de presidente da Associação Dos Amigos de Ribeira do Ilhéu tem feito grande diferença nas vidas dos mais desfavorecidos daquela zona, onde a pobreza quase que extrema ainda é uma triste realidade. Ciente deste facto, as intervenções deste filantropo vão desde fornecimento de ajuda financeira para compra de medicamentos para os doentes os mais necessitados, despesas com serviços fúnebres daqueles defuntos cujos familiares carecem de recursos para o efeito, apenas para citar dois exemplos entre muitos outros.

Antero Lobo Gomes tem feito diferença positiva na comunidade Mosteirense e é digno e merecedor dessa distinção e reconhecimento. Na placa que ele recebeu pode-se ler as seguintes palavras:


Parabéns tio Antero, votos de muita saúde, longos anos de vida, felicidades e sucessos sempre.

Aproveito para lançar um apelo a todos os amigos e naturais de Ribeira Do Ilhéu, sobretudo os quadros, profissionais, homens e mulheres empresários, entre outros, para unir-mos e dar continuidade ao sonho do Antero: o desenvolvimento harmonioso e equilibrado, a nível social, económico, e de infra-estruturas, para que em vez di trabadju rixu y kastigadu di kel ténpu na undi ki fómi, mizéria, y duénsa éra distinu di ómi, mudjer y kriansas, possamos modernizar as infraestruturas rodoviárias, educativas e de saúde, por forma a retribuir a gentes de Djeu, uma vida condigna que bem merecem, competitiva a nível nacional e internacional. Para que este sonho se concretize, ainda todos somos poucos para esse DJUNTA MON e trabalhar com seriedade e abnegação, pois se os desafios são muitos, as necessidades não são poucas. Apelamos a todos os que, de uma forma ou outra têm alguma afinidade ku txon di Bina Manzinha, ki sunha birâ Rubera Djeu, se bérsu, na Rubera Nhordés, para contribuir e apoiar esse djunta-mon pa Djeu.


Saturday, November 20, 2010

WE ARE FREE TO SUCCEED, NOT TO FAIL - Pensaméntu Refleksivu

Agnelo A. Montrond, USA

Thomas Jefferson frâ: «In matters of style, swim with the current; in matters of principle, stand like a rock. »; Ana Nho Prukópi di Kanpana-Baxu frâ: «Mudjê di Djarfogu ten ses razan: si e pa mofinu peta-m se dinheru, má N kre radjador peta-m se konbérsu »


Monday, November 15, 2010

FILMI JIZUS NA LINGUA KABUVERDIANU


Un nobidadi sabi sobri Lingua Kabuverdianu y na lingua di Térra: Stébu ku Trina, un kazal merkanu ki ta papia Kriolu sima un kualker kabuverdianu y ki ten korason metadi merkanu y metadi kabuverdianu, ki ten fetu un grandi trabadju di traduson di bíblia pa Lingua Kabuverdianu djuntu ku otus ménbrus di Asosiason Kabuverdianu pa Traduson di Bíblia, AKTB, http://www.aktb.org/, ta konvida nhos y ta fika rei di kontenti ku prizénsa di nhos tudu ki pode ben pa


ISTRÉIA DI

FILMI JIZUS
Baziadu na Notísia Sabi di Lúkas

NA LINGUA KABUVERDIANU

Dia 19 di Nuvénbru 2010
7:00 óra di noti

NA NOVA ALIANÇA

38 MYSTIC STREET,
BROCKTON, MA 02301


ENTRADA É GRATIS












Tuesday, November 2, 2010

A Melhor Forma De Evitar Deportação é Naturalizar-se Cidadão Americano, e Votar Em Todas As Eleições

Deval Patrick

Por Agnelo A. Montrond, USA

«Nos tudu du ben Mérka. Si bo bu ka ben, un argen ó otu na bu família ben». Todos viemos para a América, sabiamente afirmou um ex-director, numa das reuniões havidas, num próximo passado, na Associação Cabo-verdiana de Brockton, a qual contou com as presenças dos membros da directoria da referida associação naquela altura, mormente o Presidente que era o Sr. António Pires, um reconhecido activista social e um conceituado instrutor de condução automóvel, e o falecido colega professor Euclides Fontes, de quem sempre recordo com mágoas e imensas saudades.