Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Tuesday, July 24, 2012

Reacção de Agnelo A. Montrond ao editorial do FORCV


Por Agnelo A. Montrond*, USA

Na sequência da publicação no portal FORCV, de 18 de Julho de 2012, do editorial com o título «Esclarecimento sobre a omissão do artigo sobre Pedro Pires da FORCV», visando a reposição da verdade dos factos e a devida demarcação de qualquer tentativa de ludibriar a opinião pública, venho, ao abrigo do direito de resposta que me assiste, conforme o disposto na Lei de Imprensa, solicitar que seja publicado, com destaque igual ao referido editorial que lhe dá origem, o seguinte:


Considero infundada, incoerente, imatura, condenável, e irresponsável, a infeliz iniciativa do editor do FORCV, ao publicar a notícia, «Bridgewater State University anunsia Institutu Pedro Pires», e depois despublicá-la sem justa causa. Desde logo, tal acto contradiz o lema do FORCV: «Pa Nu Fika Mas Unidu». Pois, FORCV quer semear divisão, e fazer-nos ficar cada vez menos unidos, com atitudes desta natureza. O esclarecimento que deu à estampa, em jeito de editorial, não convence e nem compensa. Senão vejamos:

O editor do FORCV escreveu:

1. «A FORCV esclarece aos seus leitores que isso aconteceu porque decidiu parar de aceitar e publicar artigos do autor do referido texto neste site».

2. «Tomamos esta decisão depois de ter observado uma série de ocorrências em alguns artigos publicados neste site que não coadunam com os termos aceitáveis do jornal em pauta».

3. «Decidimos não mais tolerar comportamentos inapropriados neste jornal».

Confesso que fiquei perplexo e indignado, e desafio o editor a esclarecer, de facto, a opinião pública, apresentando razões objectivas que sustentam a decisão a que se refere o número 1; ainda solicito ao editor que apresente publicamente, e de forma tangível, essa alegada «série de ocorrências» e as razões por que «não coadunam com os termos aceitáveis do jornal em pauta»; encarecidamente, rogo ao editor do FORCV que apresente de forma explícita os alegados «comportamentos inapropriados» a que se refere no número 3. E, se não conseguir, FORCV ficará tacitamente desacreditada no leito do «stress», da desorientação, e da incompetência jornalistica.

Enquanto aguardo esses devidos esclarecimentos e provas, considero esse grave, desonesto e pouco sério comportamento do editor do FORCV, uma demonstração pública de que FORCV agiu de ânimo leve e na base de emoção. Ainda considero que o editor demonstrou publicamente que não pautou pelo código deontológico, não respeitou os princípios deontológicos da imprensa e da ética profissional, abusou da boa-fé dos leitores, encobriu e omitiu uma notícia relevante para a comunidade cabo-verdiana global, e mostrou que vem fazendo um «jornalismo» político «biased» ao estilo QUERO, POSSO, E MANDO. Não podia deixar de considerar que trata-se inequivocamente, de uma prova irrefutável que FORCV não é politicamente equidistante, torce clandestinamente pelo MPD, mas não assume, talvez por falta de coragem, e quiçá por motivos financeiros. Postulo que estamos perante uma revelação de que FORCV não pugna para a identidade, liberdade, e pelos direitos fundamentais do homem. Pois, estamos perante uma iminente contradição face às exigências de uma democracia pluralista, e da livre expressão e direito ao debate de ideias, no quadro da ética, elevação e respeito pelos princípios legais e constitucionais.

O Editor do FORCV em vez de manter publicado uma notícia que orgulha a qualquer cabo-verdiana ou cabo-verdiano, ou então substitui-la, pecou por pensamento e pela acção, ao despublicá-la de forma leviana e gratuita, e deveria pedir uma desculpa pública aos lesados.

A atitude censória do FORCV é em relação ao conteúdo da notícia em apreço ou ao seu autor? Há alguma correlação entre o mensageiro e a mensagem veículada nessa notícia?

Convém salientar que não se trata de uma noticia qualquer, pois envolve uma prestigiosa instituição americana de ensino superior, a Bridgewater State University cujo presidente, o Dr. Mohler-Faria, é um cabo-verdiano-americano de quem muito nos orgulhamos. E o editor talvez tentou em vão minimizar o Cônsul Geral de Cabo Verde em Boston, o Dr. Graciano de Carvalho, cujo desempenho tem sido excelente. E o ilustríssimo editor desrespeitou uma ilustre figura cabo-verdiana, Pedro Verona Rodrigues Pires, combatente da liberdade e companheiro de luta de Amílcar Cabral, um comandante, o primeiro primeiro-ministro de Cabo Verde, e ex-presidente da república de Cabo Verde. Tudo isso por razões supérfluas e infundadas. Apagou essa notícia talvez por habito, já que está habituado a apagar esses inflamados comentários anónimos.

É sobejamente conhecido que o bom-nome e a reputação de alguns, incluindo a minha pessoa, vem sendo continuamente afectados por alegadas afirmações inverídicas ou erróneas veiculadas nos comentários anónimos neste portal, que mais não são, senão injúrias, difamações e calúnias. Tais comentários deveriam ser filtrados e/ou censurados e nunca publicados.

Mas a política editorial do FORCV é uma pura infantilização, quando abre o seu portal e permite a todos defecar comentários «inapropriados», para depois apagar os que ferem à sensibilidade do FORCV e manter os que convém e são usados para o linchamento político, moral, social e profissional dos visados.

E, até parece que já houve mesmo comentário que foi alterado pelo editor antes de ser publicado. E o título da notícia que mandei publicar foi modificado pelo editor do FORCV sem o meu consentimento. Tudo isso ilustra que FORCV manipula a informação, não age em boa-fé e usa dois pesos e duas medidas.

Alguém pode tentar escrever um comentário injurioso, calunioso ou difamatório contra o El-rei Alberto, dono todo-poderoso do FORCV e verá que será imediatamente apagado. A título de exemplo, o seguinte comenáario foi apagado à velocidade da luz:


O Alberto devia escrever em Kriolu porque ele deixou aqui patente, uma demonstração de que ele é editor analfabeto que apenas conhece as letras em portugués. Um analfabeto que se auto proclama editor de um portal onde o Portugês é lingua veicular. Mas que afronta. Gritantes erros de sintaxe e alguns erros ortográficos neste editoral di txakóta:

ocurrencias

persisterem

acionamos

esitaremos


Reparem só as notícias publicadas no FORCV. Há equidistância político-partidária? «That is the question?»

O jornalista não deve ser comissário político e nem deve ser refém de nenhum partido, pois o jornalismo é um serviço público, que quando prestado de forma efectiva, não se confunde com publicidade e propaganda politica.

Em vez de intimidar colaboradores, leitores e comentaristas, FORCV deveria munir-se de um melhor sistema de gestão de comentários anónimos. «Jesus é antes da queda». Publicar um insulto ou uma injúria para depois apaga-lo não é a melhor forma de fazer jornalismo sério e relevante.

*Agnelo A. Montrond tem formação superior em Matemática Aplicada com especialidade em Exploração Aeronáutica pela ENAC, Toulouse, França. Trabalhou na ASA - EP, em Cabo Verde, onde foi Assessor Aeronáutico do Director Geral, Coordenador Dos Serviços De Segurança Aeroportuária e Técnico Superior na Direcção de Navegação Aérea. Em1995 imigrou para os EUA onde reside actualmente. Neste país fez mestrado em Educação e é professor de matemática no Brockton High School. Foi professor de Língua Cabo-verdiana no Bridgewater State University e actualmente lecciona a tempo parcial no Massasoit Community College. Foi Presidente Da Associação Cabo-verdiana de Brockton. Foi eleito Homem cabo-verdiano do ano 2009. Foi Director de Comunicação e Imagem do candidato a Presidente da República de Cabo verde, o Eng. Manuel Inocêncio Sousa. É Notário Público, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Mídia Caboverdiana-Americana, político, colunista, poeta, activista da comunidade e dono do blog ALUPEC ka ten tadju.

No comments: