Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Monday, September 2, 2013

POLÍTICA: Agnelo Montrond pondera candidatura à Câmara dos Mosteiros

26 Agosto 2013


O conhecido activista político e social da comunidade cabo-verdiana da América, Agnelo Montrond, pondera candidatar-se nas próximas eleições autárquicas à Câmara Municipal dos Mosteiros, ilha do Fogo. 

O Presidente da Assembleia Geral da Associação de Media Cabo-verdiana Americana (CVAMA), que se encontra de visita ao país, multiplicou-se estes dias em encontros com as forças vivas dos Mosteiros, presidentes das Câmaras Municipais de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo, e estabeleceu pontes com instituições públicas e privadas sediadas na ilha. 

Agnelo Montrond diz que está a sondar o terreno e que estes são os primeiros passos no sentido de avaliar a pertinência da sua candidatura enquanto edil dos Mosteiros. autarquia. Talvez por isso evite falar em certezas preferindo condicionar a sua decisão aos apoios que poderá angariar tanto em Cabo Verde, como nos Estados Unidos, onde vive.

"Manifesto-me disponível não só para liderar a Câmara dos Mosteiros, mas também como um quadro académico da Diáspora. Poderei dar o meu contributo para o desenvolvimento do concelho e deste país. Estou num período de reflexão, a ponderar o passo seguinte que pode passar por liderar uma lista às próximas eleições autárquicas no meu concelho natal. Sinto-me com experiência suficiente para liderar uma instituição autárquica", assegura Agnelo Montrond. 

Ao asemanaonline confidencia em tom crítico, que ainda está por entender as razões que estarão por trás do não aproveitamento das capacidades dos quadros académicos da Diáspora no desenvolvimento endógeno do país. Isso, antes de garantir que, caso avance com a candidatura e venha a liderar a Câmara dos Mosteiros, será um presidente engajado e comprometido com o desenvolvimento do seu município.

"A cada dia que passa sente-se mais a necessidade de apostar numa liderança no concelho que seja multi-disciplinar e coloque o desenvolvimento local acima de tudo. O progresso de Cabo Verde, sobretudo da ilha do Fogo, não deve ficar refém de partidos políticos mas de melhores projectos e plataformas credíveis, que dão garantias ao desenvolvimento da ilha", defende. 

NC


Source: A SEMANA

No comments: