Por: Valdir Alves
A loja Universal Food Market conhecida por Loja Bebiano foi assaltada no passado domingo, quando por volta da 1 e 45 da tarde, um indivíduo irrompeu na loja munido de uma pistola automática exigindo dinheiro. O assaltante, que aparenta ter uns 20 anos, apontou uma pistola à sobrinha do propietário que atendia um cliente. Num acto heróico ou apenas fruto de um instinto familiar, Bebiano Correia saltou sobre o indivíduo imobilizando-o por traz, segurando a arma contra o seu peito, dermando-o. A luta não demorou mais do que 2 minutos. Tempo suficiente para o meliante fugir, não sem antes levar 200 dólares que a esposa Maria Jesus tinha na sua posse para ir depositar no banco. “A primeira coisa que pensei foi tentar defender a minha família e quem estava ao meu lado” começa por justificar assim Bebiano, o seu arriscado acto, porque: “Da maneira como ele (o assaltante) veio, só podiam acontecer duas coisas: ou eu dava-lhe todo o dinheiro ou, o pior, podia atirar sobre nós, porque notei que ele não estava em si. Minha reacção foi rápida e penso que terá sido no momento certo, porque de outra forma poderíamos não estar tão contentes como estamos agora”.
Em 9 anos de existência, é a primeira vez que, na Universal Food Market, acontece um caso desses e, “pela primeira vez senti que a minha vida corria sérios riscos”, conta Bebiano que sente que pôde salvar a vida da sua família e de mais pessoas que pudessem estar aí. Eram cerca das 3 horas de segunda-feira, 9, quando deslocámos à Loja Bebiano. Passado mais de 24 horas sobre o sucedido, tudo estava calmo. Na rua apenas o equipamento do Canal 7 que fazia mais uma transmissão em directo do acontecimento, segundo de outros canais que noticiaram o caso. A repórter Victoria Block do Canal 7 apresentou-nos entre outras razões, o motivo dessa cobertura: “Alguém defende os seus interesses, os interesses da comunidade atravês de algo do qual podemos tirar ilações. Quando se vê no video, constata a coragem pela forma como lutou.
E precisamos cobrir esses acontecimentos sobretudo para que as pessoas saibam o que se passa quando há muitos casos de droga e crimes envolvidos na sua comunidade. Enquanto Bebiano imobilizava o assaltante, dava instruções à esposa no sentido de chamar a polícia. “Mas Maria Jesus (a esposa) ficou tão desnorteada que nem conseguiu chamar a polícia”, conta. O Lugar-Tenente da Polícia de Brockton John Crowley disse que não recomenda pessoas a esse tipo de confrontação como Bebiano fez, mas ao mesmo tempo não o inculpa: “Foi um acto heróico, uma decisão tomada em fração de segundos para salvar sua família”. A polícia divulgou as imagens captadas pela câmara de vigilância da loja com a finalidade de alguém poder identicar o indivíduo. No video é bem visível o rosto do assaltante.
A polícia deixou um número de contacto que é o de detectives de Brockton: 508-941-0234.
Bebiano Correia de 48 anos, é pai de seis filhos. Chegou aos Estados Unidos em 1987 e há 9 anos vem trabalhando arduamente numa loja de conveniência, conhecida como um pedaço de Cabo Verde em Brockton, para dela tirar o melhor proveito para sua família. Um bonacheirão, Bebiano é um grande apoiante de actividades sociais e culturais nas quais é visto com muita frequência.
Trágicos assaltos a comerciantes cabo-verdianos
Pelo menos 3 casos de assaltos a comerciantes cabo-verdianos terminaram em tragédia. No verão de 1992 o conhecido comerciante Guigui Barros foi mortalmente alvejado à noite quando se preparava para sair da sua loja de bebidas em Dorchester. O móbil do crime, diz o assassino: Guigui pediu-lhe que deixasse de incomodar seus clientes. Em Fevereiro de 1994 Manuel Monteiro foi morto, por volta das 11 horas da manhã, dentro da sua loja também em Dorchester. O assaltante conseguiu levar apenas 8 dólares. Em 2001, Jorge Fidalgo conhecido produtor radiofónico e homem da cultura, foi morto por 2 cabo-verdianos, conhecidos seus, nas imediações da loja Davey’s Market em Roxbury, praticamente na frente da casa da sua mãe e dentro do seu carro quando se preparava para ir depositar cerca de 2 mil dólares no banco, numa segunda-feira de manhã.
Fonte: caboverdeonline.com
No comments:
Post a Comment