15-Fev-2010
Fonte: A NAÇÃO
Um estudo do Instituto Leibniz, na Alemanha, diz que uma erupção vulcânica submarina pode dar lugar a uma nova ilha oceânica perto da ilha do Fogo.
De acordo com o estudo, já foram registados vários sismos na região da montanha submarina Cadamosto, localizada a sudoeste da ilha do Fogo, inclusive entre os anos. Entre 1998 e 2004. Para já ainda não se sabe quando poderá ocorrer um novo sismo na zona.
Vários cones vulcânicos já foram identificados entre as ilhas do fogo e da brava. Estações sísmicas implantadas na região após a erupção de 2004, permitiram localizar sedimentos e lavas no local.
De acordo com os cientistas a distribuição de crateras indica a possibilidade de dois possíveis sistemas de canalização de lavas: um em direcção ao canal entre Fogo e Brava, e outro para a montanha submarina Cadamosto.
Esses dados colocam a hipótese de uma maior intensidade sísmica à volta da montanha Cadamosto e a possibilidade do nascimento de uma nova ilha, conforme explicam os pesquisadores.
Alerta de tsunamis
Este alerta vem colocar novos desafios à montagem de um sistema eficaz de segurança e intervenção na região Fogo/Brava já a actividade vulcânica submarina pode de originar tsunamis com consequências imprevisíveis.
Urge por isso aprimorar o sistema de prevenção, com mais investimentos na segurança civil, ligando o país aos centros especializados em fenómenos naturais, modernizando os equipamentos, adquirindo meios eficazes de evacuação e salvamento, e sobretudo garantindo uma ligação regular e permanente das ilhas de Fogo e Brava com o resto do arquipélago.
Recorde-se que o maremoto de Dezembro de 2004 no Oceano Índico provocou um tsunami que deixou mais de 285.000 vítimas.
O estudo alemão será publicado esta terça-feira, 16, pelo Geophysical Journal International, e é assinado por I. Grevemeyer e colegas.
No comments:
Post a Comment