Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Monday, June 22, 2009

Dr. Aristides Lima Leva «Lady Justice» Para o Parlamento Cabo-verdiano



Por Agnelo A. Montrond

A Casa Parlamentar cabo-verdiana passará a contar com uma estátua da Dama da Justiça, um novo adereço que ao que tudo indica irá para o salão China da nossa Assembleia. Mais do que um simples símbolo, é uma personificação alegórica da força moral nos sistemas judiciais que ornamenta vários palácios de justiça e figura como uma das mais conhecidas esculturas do mundo.

Trata-se de uma brilhante e sábia iniciativa do casal Diva e Julio De Carvalho (também conhecido por Gulibá), ambos cidadãos cabo-verdianos, que em nome da comunidade cabo-verdiana na diáspoa, oferecem uma estátua «Lady Justice» ao parlamento cabo-verdiano. Uma das razões que nortearam essa iniciativa prende-se com o facto de os doadores terem notado o elevado, promoroso e sublime espirito democrático demonstrado pelo douto jurista Dr. Aristides Lima, no exercício das funções de presidente do parlamento cabo-verdiano.

Estamos cientes que os parlamentares cabo-verdianos, no efectivo e cabal cumprimento das suas funções, com optimismo, saberão inspirar os seus desígnios nos símbolos (ver foto) que emanam dessa estátua, a saber:

• A Balança que representa o dever de realizar a justiça (na ampla acepção da palavra) putativa e equilibrada;
• A Espada que simboliza os instrumentos de defesa da sociedade, o poder da razão e da justiça; a manutenção do poder pelos respectivos titulares;
• Olhos vendados que representam a transparência, a isenção, a equidade, e a imparcialidade da justiça cega e sem empatia que é (ou deve ser) praticada sem medo, sem favores, mas com a máxima objectividade possível;

Neste momento em que se prepara a revisão constitucional, a estátua da Dama Da Justiça não podia chegar à nossa Assembleia em melhor altura, e aproveitamos para sonhar que os nossos sujeitos parlamentares serão devidamente iluminados, para conseguir e colocar ao serviço da Nação Cabo-verdiana, a melhor constituição de todos os tempos, que seja o garante da dignidade cultural e identitária do povo Kriolu, conforme sonhou Amílcar Lopes Cabral, o nosso imortal líder e fundador da nossa nacionalidade.

O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Sua Exa, Dr. Aristides Raimundo Lima, que prossegue a sua visita aos EUA, discursou ontem, dia 20 de Junho, num jantar na Freeport Hall, em Dorchester, Massachusetts, que contou com a presença de centenas de participantes vindos de várias partes da Nova Inglaterra.

Nesse evento, o Dr. Lima pôs a tónica no desenvolvimento que os cabo-verdianos têm conseguido, desde a independência em 1975, altura em que alguns duvidavam da viabilidade do nosso país, até ao presente momento em que Cabo Verde já é um PDM, ou seja um País De Desenvolvimento Médio. Adiantou que esse desenvolvimento foi conseguido graças ao empenho, determinação e trabalho árduo de todos os cabo-verdianos, tanto os que residem nas ilhas como os que se encontram na emigração, o que foi motivo de um grande aplauso por parte de todos os presentes. De seguida, fez uma breve referência às mais importantes obras e infra-estruturas de que o país dispõe neste momento, nomeadamente na área de educação em que de apenas dois liceus para o país inteiro, hoje Cabo Verde orgulhosamente conta com cerca de 50 liceus espalhados pelos vários concelhos, de zero universidade, numa altura em que todos os cabo-verdianos eram obrigados a ir para o estrangeiro para formação de nível médio ou superior, hoje Cabo Verde tem três universidades privadas e uma universidade pública, e já se pode fazer Cabo Verde, licenciaturas em várias áreas, alguns mestrados e até doutoramento, salvo erro. Relativamente à área de saúde frisou o facto de Cabo Verde agora dispor de vários médicos e especialistas, de alguns hospitais, e regozijou-se com algum optimismo por dispormos de indicadores de uma esperança de vida na ordem dos 72 anos e de uma taxa de mortalidade infantil de cerca de 2,4%. Enfatizou o facto de Cabo Verde estar no caminho certo e na senda do progresso, apostando fortemente no empoderamento dos nossos recursos humanos. Retorquiu que por isso todos os cabo-verdianos estão de parabéns.

Parafraseando o nosso Premier, Dr. José Maria Neves, diria que «Já não somos os flagelados do Vento Leste», mas sim somos um PDM, uma Nação Global com os olhos postos no Nosso Futuro que é a Nossa Certeza.

Agnelo A. Montrond
aamontrond@yahoo.com

No comments: