Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Thursday, August 12, 2010

Município dos Mosteiros recebe finalmente o seu Centro de Saúde






A SEMANA, 12 Agosto 2010
O primeiro-ministro vai finalmente inaugurar, no próximo dia 14, o Centro de Saúde dos Mosteiros (CCM), sito em Queimada Guincho. Uma grande prenda para os Mosteiros, na véspera do dia que festeja mais um ano de vida como município, 15 de Agosto.


A nova infra-estrutura de saúde, cuja obra arrancou em 2005, custou cerca de 140 mil contos. «O Centro de Saúde dos Mosteiros está modernamente equipado e preparado para prestar todos os cuidados de saúde. E graças aos avultados investimentos nele realizados, é uma obra de grande valor para o concelho. A sua inauguração está sendo aguardada com muita expectativa por parte da população local», realça o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros (CMM).

Carlos Fernandinho Teixeira acrescenta que o dia do Município e da santa padroeira do concelho (Nossa Sra. da Ajuda) vem trazer uma outra prenda aos mosteirenses: um novo Matadouro Municipal. Este equipamento social fica também em Queimada Guincho, custou 12.500 contos e está equipado com câmaras de frio modernas.
O edil das terras do café assegura que, a nível político, a data foi celebrada com uma sessão solene da Assembleia Municipal, em que foi aprovado o Plano Director Municipal. Um instrumento que visa, até 2012, fazer a distribuição espacial e o ordenamento do território, de modo a que todas as localidades sejam vistas de igual forma e os seus residentes se sintam ali bem. O programa inclui, por outro lado, um fórum sobre a «Juventude e o trabalho», no decurso do qual serão debatidos temas como o emprego, o desemprego, o empreendedorismo e a vocação profissional. Está também agendado um encontro entre os emigrantes e os serviços com que lidam mais de perto, caso das alfândegas, TACV e bancos comerciais do país. A ideia é as partes falarem aos problemas e constrangimentos que afligem esses sectores.

Carlos Fernandinho avança que, a nível da cultura, o destaque vai para a festa da música e da convivência com que Jorge Neto e sua Banda, os Ferro e Gaita e o New Face vão inundar Mosteiro por esses dias. Este último vem directamente dos EUA e integra artistas como Juceila, Vargas e Nelson Júnior. Pró-cultura e Sete Estrelas são os agrupamentos locais convidados para também entrarem na festa.

Um torneio quadrangular de futebol com No Pincha, Cutelinho, uma equipa da Brava e uma outra formação de Santa Cruz vai marcar a pauta desportiva. Isto sem contar com as provas de ciclismo, atletismo e hipismo, a serem disputadas a nível da ilha Fogo.

O programa dos festejos do dia do Município dos Mosteiros culmina no dia 15 de Agosto, com missa, procissão. E o festival de música da Praia de Lancha é "ti lança.

ADP

Source: http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article54888&ak=1#ancre_comm

No comments: