Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Saturday, May 1, 2010

550 Anos do Achamento de Cabo Verde: salva de canhão na abertura da celebração

Uma salva de canhão na Cidade Velha, às 0h00, inicia este sábado, 1 de Maio, a comemoração dos 550 Anos do Achamento de Cabo Verde.



Segue-se um espectáculo musical – em que Isa Pereira interpretará Regresso, música da autoria de Amílcar Cabral, e, às 8h00, o hastear da bandeira dos Descobrimentos na Fortaleza S. Filipe.
Com a cidade já banhada pelo sol, acontecerá o acto solene e, logo de seguida “Cidade Velha: Berço da Mestiçagem”, espectáculo sobre a descoberta de Cabo Verde que será interpretado pelos cerca de 300 jovens do grupo de Kwame Gamal.

Em homenagem à data que colocou Cabo Verde no mapa dos descobrimentos será celebrada, às 11h00, uma eucaristia, seguida de repicar dos sinos em todas as igrejas do arquipélago. A banda militar actuará ao início da tarde, no Largo do Pelourinho de Ribeira Grande de Santiago.
E, para quem não poderá estar no sítio Património da Humanidade, será proporcionada a oportunidade de ver o programa informativo “Um minuto de história”, na TCV, no intervalo do telejornal das 13h00, com reosição no final do telejornal das 20h00.
Já ontem, 30, José Maria Neves inaugurou, também na Cidade Velha, a primeira fase da obra de restauro da torre da Igreja/Hospital da Misericórdia, que foi financiada pela Agência Espanhola para a Cooperação Internacional – AECID - e executada pela ONG Espanhola Restauradores Sem Fronteiras.
Após o acto, que foi presenciado pela ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura, Fernanda Marques, pelo Embaixador do Reino de Espanha, D. Manuel José Villavieja e pelo presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, teve lugar um espectáculo musical com vários artistas – “Rabenta”, “Fidjus di Santana”, o violinista “Nhu Nani”, as batucaderas “Fortaleza” e “Nôs Eransa”, entre outros -, no Largo do Pelourinho.
TSF



Fonte: A SEMANA online

No comments: