Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, July 4, 2010

Dróga E Arma Ki Ta Dispara Violênsia

Pa Agnelo A. Montrond, USA
Dedicatória: N ta didika es puema a tudu vítimas di violênsia, sobretudu kes jóvens ki dexa mundu mutu sédu dimás y antis di óra! Pás itérnu a ses alma.
A violência é um fenómeno moderno e nenhuma sociedade está completamente imune a este crescente flagelo humano multifacetado. Esse incómodo fenómeno exige que sociedades apostem com seriedade e determinação na procura de novas soluções para esses novos problemas sociais. É de se referir que o bem-estar social não depende exclusivamente da segurança e da ordem pública, da majistratura judicial ou da justiça social, dos governantes da situação ou dos políticos da oposição. O combate à violência é uma tarefa colectiva de toda a sociedade civil.

Entender e/ou diagnosticar as causas específicas da violência numa determinada comunidade é um passo determinante para se poder equacionar medidas e meios tendentes a minimizar essa praga social que vem ceifando vidas a vários jóvens e não só. Daí a necessidade imediata de agendar uma reflexão profunda e exaustiva sobre a problemática global da violência, por forma a incubar um programa estratégico e táctico capaz de garantir a minimização dos efeitos da violência. Todos ainda somos poucos para participar na busca de soluções da questão da violência, identificando os componentes complexos das suas várias causas. Para o efeito, torna-se imperativo o estabelecimento de uma parceria social envolvendo todos os sectores da sociedade: o poder central, os poderes locais, peritos e especialistas nacionais e estrangeiros na área da segurança, estudiosos, pesquisadores, professores universitários, activistas comunitários, líderes, cidadãos comuns, e toda a sociedade, no sentido de organizar recursos humanos, mobilizar inteligencias e competencias, outros recursos e meios para combater o maior mal que periga o bem-estar de toda a humanidade.
Não se pode resolver os problemas da violência antes de se solucionar os outros problemas afins nas comunidades, nas vizinhanças e nas famílias. Como muito bem disse o meu amigo e agora Council-at-large em Brockton, Jass Stewart, “ … No neighborwood is safe until every neighborhood is safe …” É sobejamente sabido que pais e/ou encarregados de educação desempenham um papel chave na educação dos seus filhos e/ou educandos, em complementaridade com as escolas, os administradores escolares, os professores, etc. Como se diz em Inglês, “It takes a village to raise a child”. Assim sendo, a sociedade inteira deveria assumir uma maior responsabilidade na formação integral de cada um dos seus membros, ancorados nos conceitos de auto-respeito, respeito mútuo, tolerância a diferenças, amor (amar como Jesus amou), cidadania e solidariedade sociais. Falhas em pelo menos um desses elementos pode instigar comportamentos anormais que por efeito dominó podem provocar a desintegração social. Martin Luther King Jr. disse, “Darkness cannot drive out darkness; only light can do that. Hate cannot drive out hate; only love can do that.” De facto, não se combate a violência com violência e nem se combate o ódio com ódio, mas sim com paz e amor respectivamente. Uma sociedade de mente sã e corpo são consegue-se cultivando sempre a paz social e o amor entre os homens de boa vontade através de atitudes e comportamentos pacíficos.
Com base nos desideratos que precedem, cumpre-me compartilhar com os leitores o seguinte poema, que recentemente foi musicado com muita mestria por um aluno meu, e estamos envidando esforços no sentido de num próximo futuro poder gravar esta música com um grupo musical cabo-verdiano profissional.
Dróga E Arma Ki Ta Dispara Violênsia
Nha arma e pás
Nha dróga e amor
Nha gérra e amizadi
Nha fé e na Déus
//
Ami e amigu di tudu algen
Nha inimigu e nha midjór amigu
Dróga gó e nha inimigu londji mi
Arma se kunpadri e ka nha kunpanheru
//
Nha morti e ka di dróga
Nen e ka komu vítima di violênsia
N kre morre mórti di Nhordés
Na nha dia, nha óra y nha bes
//
Dróga e arma ki sa ta dispara violênsia
Dróga e arma ki sa ta dispara dilinkuênsia
//
N ta sunha ku dia ki tudu arma ta bira flor
Tudu dróga ta bira amor
Tudu gérra ta bira pás
Pa violénsia ser palavra mortu na disionáriu di Kriolu
Pa nos jóvens pode goza filisidadi di ses mosidadi
//
Dróga nau
Nau, dróga é ka soluson
Arma nau
Nau, arma é ka soluson
Violênsia nau
Nau, violênsia é ka soluson
Dilinkuênsia nau
Nau, dilinkuênsia é ka soluson

No comments: