Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Monday, April 16, 2012

GRANDE CELEBRAÇÃO: OS PECOS TRANSBORDOU GENERATIOS COM SHOW MUSICAL SUI-GENERIS

Por Agnelo A. Montrond, USA

Uma organização de alto nível assinalava o início de um «show» à altura do espectáculo musical de Sábado, dia 7 de Abril, no Generations Banquet Hall, 81 Memorial Dr, Avon Mass. A sala estava cheia; houve muita música e muita animação; a pista de dança esteve sempre ocupada por pares habilidosos e a festa foi rija; badju foi «te sapatu baza fumu y kabélu txera kemadu, sima ki Djuka ta kustuma fla».

A apresentação esteve ao cargo da activista Maria João Barbosa, que com muita mestria e eloquência delineou um breve percurso de OS PECOS, agrupamento musical que foi formado em 1986 por Mané de Linda – vocalista, Isildo – viola solo, João Vaz – viola baixo, Doutor – organista e Mundo – baterista. Naquela altura, o Toti Brandão era o “Manager” do grupo que rapidamente conquistou tamanho e espaço nos Estados Unidos e em 1991 gravou o primeiro disco, Dimokrasia. Em 1993 foi a vez para gravarem KABUVERDI DI-NOS, um disco cuja mensagem musical foi uma autêntica crítica social e um verdadeiro apelo à integridade na socialização da diáspora cabo-verdiana. Em 1999, deram à estampa o terceiro trabalho, Belén, cuja venda foi tanta que o disco foi esgotado três vezes.

Após uma ausência de cerca de 10 anos, em Abril de 2011, com Hélio Tavares produzindo composições musicais e tocando a viola baixo, Luis Amado na bateria, Filipinho nos teclados, Dagaita na viola solo, Zito também nos teclados e na direcção musical e o Gau Salgado. Com o Manel de Linda e a Lutxinha como vocalistas, OS PECOS subiu de novo ao palco e impressionaram os seus fãs no Sons of Itally Hall, localizado em Braintree, MA. Com o OS PECOS inovado e renovado o Toti Brandão, o Gau Salgado e o Zé di Kaiú – Dr. José Francisco Lopes, eleito como o Promotor Manager do agrupamento musical. Na qualidade de master mind foi escolhido o Kalú di Gida, um grande compositor e guitarrista conhecido no mundo do funaná como o continuador do Katxás e do Norberto Tavares.

Algumas personalidades influentes na comunidade dignaram marcar presenças no evento, designadamente alguns homens de negócios, especialmente o Dan Andrade, da empresa Andrade & Associates, que se ocupa de imobiliária, serviços relacionados com os impostos, taxas, etc. O Dan Andrade é um empresário de vulto na nossa comunidade, e tem dado provas concretas que merece a confiança de nós todos que confiam nas suas qualidades de um homem íntegro, competente, ético, sociável e amigo de todos.

No palco desfilaram vários artistas, todos com vozes inconfundíveis, sobretudo a Carla Correia, filha do Bebiano Correia, proprietário da Universal Food Mart, que possui uma belíssima e imponente voz capaz de conquistar uma plateia inteira de corações, e o Gau que fechou a noite com chave de ouro ao interpretar SONIA Nha Primeru Amor. «Nu pode fla ma Gau ta poi ténpra na múzika di OS PECOS». O espectáculo continuou pela noite adentro com aquela boa música variada: funaná, morna e coladeira, com ilustres vocalistas.

Sendo que OS PECOS já nos habituou com este requintado ambiente de convívio e de morabeza cabo-verdiana, cumpre-nos solicitar ao «Manager» de OS PECOS, Dr. José Francisco Lopes, para organizar mais eventos do tipo.

Para mais informações sobre OS PECOS favor carregue no link: ospecos.com ou facebook.com/ospecos.

Viva funaná!

Viva Koladera!

Viva mazurka!

Viva Talaia-baxu!

Viva Múzika di Kabuverdi

No comments: