Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Friday, November 27, 2009

José Maria Neves recebe condecoração de Lula da Silva e admite que o Brasil é a sua outra pátria

O primeiro-ministro José Maria Neves recebeu hoje das mãos da embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Barros, a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco. Num momento de “muita emoção e orgulho”, JMN dedicou a condecoração à mãe e a Amílcar Cabral, os seus heróis. O governante assumiu no acto que o Brasil é também a sua Pátria e reconhece que nunca outro presidente brasileiro deu tanta importância aos países africanos de língua portuguesa, como Lula da Silva.

Membros do governo, corpo diplomático, parentes e amigos compareceram hoje na residência da embaixadora do Brasil, Maria Dulce Barros, para assistir à entrega da condecoração que o presidente Luis Inácio Lula da Silva outorgou ao primeiro-ministro de Cabo Verde. José Maria Neves reconhece que tem no Brasil, onde fez a sua formação, também a sua Pátria. Segundo ele, “nunca nenhum Presidente brasileiro deu tanta importância a Cabo Verde e aos países africanos que falam português”.
“Lula da Silva tem colocado novas pedras no relacionamento com o continente africano. Deu uma outra dimensão a África. Há uma forte vontade política de construir um novo relacionamento com a África e também valorizar a comunidade afro-brasileira”, elogiou, num tom emocionado.
Convicto que Cabo Verde “pode desempenhar um papel importante entre a África e o Brasil”, JMN recorda que o país “já desempenhou o papel no passado” e elogia Lula da Silva por o Brasil ser, neste momento, “um país com uma economia vibrante e mais competitivo”.
“Este Presidente está, sobretudo, a realizar sonhos de milhões de brasileiros, de um Brasil mais igual e mais solidário”, reconhece. Não deixando de elogiar os feitos de Lula da Silva, José Maria Neves considera que o Brasil tem “uma grande posição no mundo, porque o Presidente faz tudo para fazer crescer o país”.
Um relacionamento que, segundo a embaixadora, Maria Dulce Barros, “é exemplo raro, nas relações internacionais de cooperação intensa, ao longo dos últimos 34 anos”. “Nos últimos sete, o nosso comércio aumentou oito vezes mais e ainda poderá crescer”. Segundo a diplomata, “há estudos de mercado e missões empresariais que poderão revelar novas oportunidades, tendo como base um plano estratégico entre Cabo verde e o continente”.
Com uma “grande identidade” entre estes dois países, como a música, literatura e cultura, José Maria Neves promete não esquecer o Brasil e trabalhará “de sol a sol, incansavelmente, para o bem comum”. “Levantarei bem alto o nome do Brasil, agora com esta responsabilidade acrescida”, garante.
Citando músicos e poetas brasileiros e cabo-verdianos, José Maria Neves dedica a condecoração à mãe, sua heroína, e a Amílcar Cabral, o seu herói, figura "que deve ser exemplo a toda a juventude cabo-verdiana” e não deixou de termina as suas palavras sem recitar “Você, Brasil”, poema do cabo-verdiano Jorge Barbosa.

Fonte: http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article47578&ak=1
Texto:IMN
Fotos: Eneias Rodrigues

No comments: