Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Saturday, December 12, 2009

Convergência Linguística Em Brockton, USA!



Por Agnelo A. Montrond*

Crónica: Brockton, 5 de Dezembro de 2009: Good evening, bon soir, buenas noches, boa noite, bonoti, 晚上好 (pronuncia uanixanhau). Foi assim que comecei por saudar os presentes: em Inglês, Espanhol, Português, Kriolu Kabuverdianu, e Chinês tradicional, respectivamente. De facto, foi uma honra e um privilégio acolher os americanos e cabo-verdianos-americanos, hispânicos, brasileiros, cabo-verdianos, e chineses que participaram do evento de ontem à noite, no restaurante Sodade em Brockton, EUA. É de realçar que a morabeza cabo-verdiana marcou a sua honrosa presença junto dos amigos dos cabo-verdianos que vieram de várias partes da Nova Inglaterra para celebrar a nossa riquíssima cultura com os estudantes do curso de Língua e Cultura Cabo-verdiana, no Massasoit Community College.

Esse evento foi sem sombras de dúvidas uma oportunidade ímpar para os beneméritos estudantes socializarem com alguns cabo-verdianos, embaixadores naturais da nossa cultura. Assim puderam sentir o verdadeiro “perfume” da nossa cultura, o real sabor da gastronomia típica cabo-verdiana, e o verdadeiro ritmo da nossa música, num ambiente caloroso e acolhedor, que respirava a cabo-verdianidade.

Apraz-me agradecer a administração do Massasoit College, especialmente a Professora Cristina Ajemian, chefe do Departamento de Línguas Modernas, autora da sábia iniciativa de oferecer Cursos de Língua Cabo-verdiana nesta área, que contribuiu assim para que a diversidade linguística e cultural, que supostamente Massasoit deve protagonizar e espelhar no seu currículo, aconteça de facto. Desde logo, vem emergindo no nosso seio, essa extraordinária e tremenda contribuição na árdua tarefa da promoção, valorização e divulgação da nossa língua nativa. São iniciativas como esta que capacitam e empoderam a nossa diversidade linguística e cultural, transpondo barreiras, facilitando e acelerando o processo de integração e adaptação dos cabo-verdianos e e outros grupos minoritários à cultura americana anfitriã.

Junto-me aos estudantes em apreço, para agradecer o proprietário do restaurante Sodade, que disponibilizou-nos o restaurante, tornando-o acessível para eles. A nossa especial gratidão vai igualmente ao famoso DJ, Francisco Rosa (professor no Brockton High School). Os nossos melhores agradecimentos e reconhecimentos são extensivos a todos os participantes do evento, que contribuíram para o grande sucesso do mesmo. Não podia deixar passar despercebido a honrosa participação da enfermeira Francisca Andrade, do conhecido homem de negócios, o Sr. Orlando Monteiro, do professor Dr. Júlio Carvalho (Gulibá), e dos meus colegas professores no Brockton High School: Domingos Andrade, professor de Matemática; Américo Motta, professor de Português, e Ren Li, professora de Chinês.

O momento alto do evento foi quando os estudantes compartilharam com os presentes um pouco do que aprenderam no curso de Kriolu, através de uma demonstração que incluiu algumas anedotas e recitação de poemas em Kriolu. Isso foi motivo para impressionar muita gente, sendo que alguns conseguiram aproximar de muito perto a pronúncia de um nativo cabo-verdiano. Assim, evidenciou-se um elemento convincente adicional que prova o quão fácil é a aprendizagem do Kriolu com o Alfabétu Kabuverdianu, AK (ex-ALUPEC), recentemente instituído pelo decreto-lei número 8/2009.

Em seguida, usaram da palavra as seguintes individualidades:

1) Alberto Pina, Presidente de FORCV.COM, que teceu algumas considerações elogiosas sobre o evento e analisou o papel da comunicação social no desenvolvimento da nação cabo-verdiana global; para ele, o evento é nobre e necessário para a nossa própria auto-estima, pois sentimos orgulhosos ouvir e ver americanos a ler e a falar o nosso Kriolu. Enfatizou que a aposta certa da nossa comunicação social deve ser na promoção da nossa cultura, formando e informando os cabo-verdianos espalhados pelos quartos cantos do mundo, fazendo com que fiquem cada vez mais apegados à nossa cultura e ao kriolu. O Presidente e Editor da FORCV.COM foi mais longe, e assegurou-nos que com a aposta nessa estratégia e táctica, o Kriolu continuará a ganhar uma dimensão cada vez maior, sobretudo na internet. Acrescentou que FORCV.COM sempre apostou na promoção, valorização, e divulgação da nossa língua nativa e da nossa cultura como factores essenciais para a necessária união da família cabo-verdiana;

2) Adriano Cabral, um conhecido activista da comunidade, que é professor em Rhode Island, sumariamente abordou algumas questões de foro social e educativo em Brockton; ele pôs a tónica na segurança e no necessário entrosamento e respeito mutuo que deve existir entre os agentes da polícia e os membros da comunidade, por forma a evitar que haja azo para percepções erróneas de abuso de poder ou desrespeito à autoridade, condição sine qua non para o efectivo e equitativo desempenho das suas nobres funções; fez igualmente referência à violência e à criminalidade que infelizmente ainda constituem uma preocupação para o poder local em Brockton, e fez alusão aos recentes actos de violência perpetrados em Brockton, onde um jovem cabo-verdiano de 23 anos de idade foi morto a tiro, e um jovem americano foi baleado num tiroteio no Brockton High School, mas felizmente já se encontra fora de perigo de morte;

3) O principal orador do evento foi Jass Stewart, recentemente eleito «Councilor-At-Large», ou seja deputado municipal em Brockton, e será empossado no dia 4 de Janeiro, p.f. Reiteramos que Jass Stewart foi candidato ao cargo de Presidente da Câmara de Brockton, por duas vezes consecutivas, em 2005 e 2007. Na altura teve um forte apoio dos cabo-verdianos, e o Kriolu foi uma das línguas de campanha. Em suma as intervenções de Jass Stewart incidiram essencialmente sobre o seguinte: a necessidade da mudança estrutural em Brockton reflectida no orçamento municipal para o próximo ano fiscal; prometeu intervenções ancoradas no inquérito que recentemente levou ao cabo junto do seu eleitorado, as quais podem servir como instrumento para medir o seu sucesso na assembleia municipal de Brockton; disse-nos que partilha muitas ideias com a eleita Mayor de Brockton, a Sra. Linda Balzotti, e citou alguns exemplos como a criação de empregos e oportunidades para a camada juvenil, eleger a segurança como prioridade na cidade dos campeões; Jass Stewart também teceu algumas considerações sobre as vantagens de pequenas escolas alternativas para acolher os alunos que não estejam a ter sucesso académico em escolas grandes, como por exemplo, o liceu de Brockton; em matéria de educação, abordou uma outra novidade, que é o «Early College High School Initiative», ou seja uma iniciativa que está sendo implementada em mais de 200 escolas em 24 estados e no distrito de Columbia, onde alguns estudantes liceais, que são os primeiros nas suas famílias a ir para a universidade, ou oriundos de famílias com fraco poder económico, ou filhos de imigrantes recem-chegados aos EUA, que ainda estão a aprender o Inglês, como é o caso de vários estudantes cabo-verdianos, têm a oportunidade de completar, ainda no liceu, o «Associate Degree», que corresponde a 2 anos de estudos universitários (Bacharel); garantiu-nos igualmente que ele será assumidamente a voz dos cabo-verdianos e das cabo-verdianas na assembleia municipal de Brockton, ou seja «City Council», e que pautará pela responsabilidade que seu eleitorado depositou nele;

Os aludidos estudantes representam um enorme orgulho para a nação cabo-verdian global, pois são indivíduos como elas e eles que farão uma diferença positiva no mosaico linguístico e cultural na nossa comunidade. Deve-se referir que é exemplar, essa decisão de começar a aprendizagem e o desenvolvimento da língua cabo-verdiana, a língua falada por cerca de um quarto da população de Brockton. Tal iniciativa é acolhida com muita dignidade no seio da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos e é certamente entendida como um «joint-venture»: os cabo-verdianos aprendendo o inglês e os Americanos aprendendo o Kriolu kabuverdianu. Que maravilhosa plataforma de convergência linguística, que coloca os membros da nossa comunidade na intersecção dos esforços recíprocos capazes de quebrar as barreiras de comunicação, abrindo portais de intercompreensão, cultivando a tolerância e o respeito para as nossas diferenças individuais. Tudo isso faz-nos acreditar que ido é a era em que a comunicação era feita apenas em Inglês. Os Estados Unidos de hoje, é um espaço comum, uma espécie de um mosaico de várias culturas e línguas. Inspirado no que disse o nosso Presidente Barack Obama, pensamos que a aprendizagem de outras línguas e culturas é um factor-chave na influenciação positiva das mentalidades dos cidadãos americanos que ficarão melhor preparados para compartilhar esse grandioso espaço comum – The United States of America.

Esse evento cultural, es noiti kabuverdiana pa selebra kultura kabuverdiana, foi uma iniciativa privada dos estudantes, que contou com a minha habitual cooperação e colaboração, sem nenhum tipo de patrocínio. Em estreita parceria com a comunidade, mantemos apostados em realizar mais eventos desta natureza, sob o lema: Capacitando-nos com Cultura, Valorizando a nossa Língua Materna e a nossa Cultura; Pa Un Kumunidadi Fórti Y Kada Bes Más Toleranti Y Unidu Na Diferénsa.

*Agnelo A. Montrond,
Cape Verdean Language Instructor
Massasoit Community College & Bridgewater State College

No comments: