Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Wednesday, March 10, 2010

Mr. Fontes Faleceu Nos EUA

Prof. Euclides A. Fontes (1950 - 2010)

Por Agnelo A. Montrond, USA


É com profunda consternação e dor que cumpre-me informar a todos do falecimento, hoje, dia 9 de Março, em Boston, EUA, do colega e companheiro de profissão, Euclides Fontes, de 59 anos, mais conhecido por Mr. Fontes, como era carinhosamente chamado pelos estudantes no Brockton High School, onde trabalhava. Neste momento de profundo pesar, endereço à família enlutada as minhas sentidas condolências pela irreparável perda.


O passamento de Euclides Fontes é sem sombra de dúvidas uma enorme perda para a Nação Cabo-verdiana que ficou mais pobre com a partida desse ilustre intelectual. Recordamos com muita mágoa que Euclides Fontes foi um autêntico revolucionário, que desde muito jovem, denunciou as injustas práticas colonialistas de então, o que lhe custou privacidade de liberdade por algum tempo, pois foi cobardemente preso pela PIDE do regime fascista Português.


Ainda me lembro de ter entrevistado o activista e amigão de lutas e labutas na Associação cabo-verdiana de Brockton, onde foi Director juntamente comigo, com o Dr. Lourenço Garcia, o António Pires, e mais outros, no programa radiofónico, Voz Educativa, que juntamente animávamos nos idos anos 96 e 97. Nessa entrevista, revelou-nos que tinha sido preso pela PIDE por ter manifestado contra o regime de então, e que tinha passado pela prisão de Caxias em Portugal, tendo sido depois transferido para Angola e mais tarde para a cadeia de Tarrafal na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Chegou mesmo a confidenciar-me, num dos vários momentos íntimos que alegremente compartilhávamos, que numa dada altura, partilhava a cela com o Dr. Eurico Monteiro, e mostrou-me uma camisola branca que guardava preciosamente na sua biblioteca em Brockton, a qual contem a assinatura do Dico e do Kauberdianu Danbará.
Euclides Fontes é nome que entra na história política de Cabo Verde, pois foi um dos deputados da Nação, que juntamente com Abílio Duarte e outros assinou a declaração da nossa independência nacional, e foi merecedor de um justo reconhecimento pelas autoridades cabo-verdianas. Mas tarde veio a ser dirigente do MPD. A sua valiosa contribuição porém não se esgota por aí, pois foi na qualidade de educador no Brockton High School que fez diferença nas vidas dos jovens que amavelmente lhe apelidavam de Mr. Fontes. Sou testemunho, pois vários são os estudantes que lhe enviaram cartas, poemas, e outras peças no hospital onde se encontrava internado, numa pura manifestação de solidariedade, amizade, e reconhecimento pela total entrega e abnegação como professor, educador, sendo que alguns chegam mesmo a considerar-lhe um amigo mais velho, um pai, ou um encarregado de educação. Euclides Fontes é um líder, uma referência e um modelo para as gerações mais jovens.


Mr. Fontes, era uma pessoa de uma simplicidade ímpar, que adorava a leitura e a escrita. Foi um Homem íntegro e transparente de personalidade vincada pela integridade que enformava o seu carácter de humanista e defensor da equidade social. Foi um acérrimo defensor da oficialização do Kriolu e do AK (ex-ALUPEC). Foi autor de vários artigos publicados em diversos periódicos, mormente os Rabelados de Santiago, e certamente deixou algumas obras ainda por publicar.


Enfim, como bem diz a célebre frase: morre o homem e fica a obra. Para morrer, é basta estar vivo. Sima kel múzika ta fla, Nu ben pa es mundu, nu ten ki bai pa séu, un distinu sértu ki nu ten ki kunpri.
Pás y diskansu itérnu a alma di nha grandi amigu Euclides.
Até senpri Euclides.
Os familiares recebem pêsames quinta-feira dia 11, das 4:00 às 8:00 PM, na casa funerária Russel & Pica Funeral Home, localizada na 165 Belmont Street, (Rt 123) Brockton, MA 02301-5107, tel (508) 586-0254.
O funeral será realizado na sexta-feira dia 12 deste mês. O cortejo fúnebre partirá da casa funerária Russel & Pica Funeral Home às 10:00 horas de manhã para o cemitério Melrose, situado em 45 Meadow Lane, Brockton, MA 02301-7116, tel. (508) 580-7833, onde o corpo será sepultado.

1 comment:

Unknown said...

Thank you so much. Your beautifu words, literally, brought me to tears.

Tracy Ciulla Monteiro