Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, June 20, 2010

TACV Cabo Verde Airlines Celebra O V Aniversário Da Operação ETOPS Com A Comunidade Nos EUA

Por Agnelo A. Montrond, USA

BOSTON, EUA, 19 de Junho de 2010 - O Presidente do Conselho de Administração da TACV Cabo Verde Airlines, Dr. António Pereira Neves, está efectuando uma visita de trabalho ao Mercado dos Estados Unidos, de 18 a 28 deste mês de Junho, e aproveitará para manter vários contactos no quadro da estratégia do desenvolvimento de operações comerciais entre os Estados Unidos e a República de Cabo Verde.

Essa visita coincide com a celebração do V aniversário da Operação ETOPS, sigla em inglês de Extended-Range Twin-Engine Operations Performance Standards, para os Estados Unidos, com avião e tripulação própria da TACV, igualmente com o lançamento da terceira frequência a partir do dia 21 de Junho e da Classe Conforto (Comfort Class), um novo produto na linha BOSTON – Praia – Boston.

Para assinalar esse evento, a TACV organizou ontem, dia 19 deste mês, um Cocktail no Boston Marriott Quincy Hotel, o qual contou com a participação de operadores, homens de negócios, líderes da comunidade e media local. Esse encontro contou com a honrosa presença da embaixadora de Cabo Verde em Washington, Dra. Fátima Veiga, que dirigiu algumas palavras aos presentes. Estiveram igualmente presentes, para além do PCA da TACV, o Dr. António Pereira Neves, o Comandante Mário Socorro, Chefe dos Pilotos da TACV, Maria Da Luz Spencer, Directora Comercial, e Alexandre Furtado, Director da TACV nos Estados Unidos, que fez o devido enquadramento desse encontro/convívio.

Achamos oportuno e pertinente informar os estimados leitores e potenciais utentes que para cruzar o oceano (Atlântico neste caso) numa operação que não seja ETOPS, um avião bimotor deve evoluir numa rota que lhe possibilita no máximo de 60 minutos conseguir aterrar com segurança num aeródromo alternante, se houver falha em vôo num dos motores. A certificação ETOPS permite alongar esse tempo "rule time" para 90 minutos ou mais. Para a obtenção do certificado ETOPS, um operador deve satisfazer exigências relativas à aeronave em questão, qualificação dos pilotos e membros da tripulação, assim como em matéria de operações de vôo, práticas e procedimentos de manutenção, entre mais.

É um orgulho para a Nação cabo-verdiana, saber que a nossa companhia de bandeira, a TACV, é uma das raras companhias africanas com o direito de operar para os Estados Unidos com o seu próprio aparelho e a sua própria tripulação, e com a certificação ETOPS. Tiro o meu chapéu para parabenizar o Dr. António Pereira Neves, Presidente do Conselho da Administração da TACV e toda a sua equipa, por ter sabido administrar superiormente a TACV, com mestria e sucesso, rumo ao bom destino.

Agnelo A. Montrond, aamontrond@yahoo.com
Técnico Superior com especialidade em Exploração Aeronáutica - ENAC, Toulouse, France

No comments: