Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, September 25, 2011

PM Neves discursou em Kriolu na ONU

Primeiro-ministro José Maria Neves na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas (Foto: ONU)

NOVA YORK, NY -- O Primeiro-ministro de Cabo Verde fez história ontem ao discursar em crioulo para o mundo inteiro desde a plenária da ONU em Nova York.

Neves encontra-se nos Estados Unidos desde o dia 19 de Setembro onde tem estado a participar na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Segue-se a cobertura da presença do Primeiro-ministro neste evento, conforme relatado por ele próprio na sua página oficial em Facebook, e o histórico discurso, em formato audio, que fez na plenária da ONU em crioulo.
Relatos do PM Neves em Facebook sobre a sua presença na Assembleia Geral da ONU

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011

“Acabo de chegar a New York. Bom tempo e muito trabalho à minha espera. Tenho acompanhado a situação dos cortes de energia com muita preocupação. É claro que estamos a fazer tudo para resolver a situação que é extraordinariamente complexa. Tem a ver com o aumento exponencial dos preços dos combustíveis, com o não pagamento da iluminação pública, com o roubo de energia, com a organização e gestão da empresa... Nos próximos vamos criar a Electra Norte e a Electra Sul, implementar novos mecanismos de cobrança das dívidas, combater o roubo e propor à Assembleia Nacional a proposta de resolução da problemática de iluminação pública. O Governo tem, efectivamente, grandes responsabilidades nesta matéria, que teria tido enormes melhorias se houvesse mais consciência cívica dos cidadãos, mais responsabilidade ética dos municípios e das empresas. Enfim, quero dizer a todos que iremos cumprir com determinação, enquanto Governo, todas as nossas incumbências nesta material”.

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

“Ontem, estive no jantar oferecido pelo Presidente da Guiné Equatorial e da União Africana, com vários Chefes de Estado e de Governo Africanos. Hoje, participei na Sessão de Abertura da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Os Discursos de Dilma Roussef, Presidenta da Brasil, e de Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, foram extraordinários. É a primeira vez na História das Nações Unidas que uma mulher abre os debates, e Dilma esteve à altura das mulheres do mundo inteiro, em nome das quais fez um discurso memorável, com CORAGEM e SINCERIDADE, como ela mesma afirmou. Está valendo a pena”.

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2011

“Acabo de me encontrar com o Presidente da Finlândia. Sobre a mesa a crise económica mundial, os processos de paz em África e a cooperação para o desenvolvimento entre Cabo Verde, a Finlândia e os outros países nórdicos. Ontem, tive uma reunião de trabalho com Daniel Yohannes, CEO do Millenium Challenge Corporation, para análise do processo de preparação do II Compact do MCA. Estamos no bom caminho”.

Sábado, 24 de Setembro de 2011

“Ontem tive um encontro com a IBM para análise de propostas nos domínios da Reforma do Estado e da Modernização Administrativa. À noite, participei no jantar oferecido por Ban-Ki-Moon, Secretário Geral das Nações Unidas, em homenagem ao mais novo membro comunidade das nações Sudão do Sul”.

Discurso do PM em crioulo na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Sábado, 24 de Setembro de 2011

“Fiz, esta tarde, a minha intervenção na Assembleia Geral das Nações Unidas, por volta das 15H30, horas de New York. Fi-la em língua cabo-verdiana. Pela primeira vez na história, foi feito, nesta grande tribuna de encontro de Chefes de Estado e de Governo, um discurso em crioulo. Fiquei emocionado e orgulhoso. Pelo meu país, pelo Crioulo de Cabo Verde, um património da humanidade, por todas as cabo-verdianas e por todos os cabo-verdianos”.

Audio: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/09/discurso/

No comments: