Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, November 6, 2011

EUA - Eleita Direcção da CVAMA (Cape Verdean-American Media Association)

Por Valdir Alves

Após uma longa caminhada de mais de dois anos, CVAMA (Cape Verdean-American Media Association), tem, finalmente, sua direcção.

O corpo directivo foi eleito no passado sábado dia 29, na Associação Caboverdiana de Brockton.

Para Assembleia Geral foram eleitos:

AGNELO A. MONTROND – Presidente
CARLOS TAVARES – Vice-Presidente
JOVINO PERES – Secretário

Para Direcção foram eleitos:

CARLOS DE BRITO - Presidente
VASCO PIRES – Vice-Presidente
CARLOS SPINOLA - Secretário
JOE MIRANDA – Tesoureiro

Até o momento das eleições estavam ainda vagos os cargos de Vice-Presidente da Assembleia Geral, o de secretário do mesmo órgão, o de Vice Presidente da Direcção por ausência forçada do candidato que acabou por ser eleito, o de Tesoureiro da Direcção que acabaram por ser propostos e aceites pela maioria dos votos.

A disputa mais renhida verificou-se entre os dois candidatos ao cargo de Presidente da Direcção tendo Carlos Brito acolhido 12 votos contra os 6 de Pedro Chantre, apesar de uma estratégia bem ambiciosa deste último.

O acto eleitoral contou com as intervenções do Cônsul Geral de Cabo Verde e da assessora cultural Gunga Tolentino Tavares e ainda do Presidente do CA da RTC (Rádio e Televisão de Cabo Verde) Horacio Semedo e ainda do Director da Televisão de Cabo Verde (TCV) Álvaro Ludgero Andrade.

A Presença do Cônsul justifica-se pelo facto de ser a entidade que logo após ter sido indigitado ao cargo, na primeira das suas actividades na comunidade, optou por se reunir com os media caboverdianos nesta região, para lhes propôr a criação de uma Associação.

Uma proposta que, diga-se de passagem, encontrou obstáculos junto de uma minoria que não via com bons olhos a intervenção do consulado neste campo.

Hoje, chega-se à conclusão que se a associação dos media é uma realidade deve-se à esta iniciativa-sugestão do Consulado que, a seu tempo, se afastou deixando a todos aqueles que se interessam pelo fenómeno da comunicação social, discutir e decidir o futuro desta classe.

Após o ponta-pé de saída de 19 de Setembro de 2009, nos estúdios BCA (Brockton Community Acess), foi constiuído o Núcleo Dinamizador que se reuniu, com frequência, para discutir e aprovar os estatutos da CVAMA.

Após isso constituiu-se uma Comissão Instaladora/Eleitoral, que se encarregou de organizar o acto eleitoral que culminou no passado dia 29 de outubro.

Uma outra presença que se justificava era a dos dirigentes da RTC que há pouco mais de um ano tinha-se reunido na sede da CACD (Cape Verdean American Community Development) em Pawtucket, com a finalidade de auscultar as preocupações da classe e assinar com o referido núcleo um Memorandum que consistia basicamente no intercâmbio entre as duas partes.

Sol ta bai lua ta ben

É baseado neste espírito de cooperação e dos objectivos bem definidos da RTC no sentido de servir a diáspora, que Horácio Semedo, Presidente do CA dessa institutição, citou um colega de que essa relacção tinha de funcionar nos dois sentidos e não na métafora de que o sol nasce sempre no mesmo sítio e se põe invariavelmente no sentido oposto.

Horácio Semedo prometeu que essa relação funcionaria no sentido de “Sol ta bai, Lua ta ben”.
Aquele dirigente apresentou um quadro evolutivo completo da situação da Rádio e Televisão de Cabo Verde, desde a sua insfra-estruturação física à adopção de novas tecnolgias que conduzem, nomeadamente, à digitalização, expansão de horas de emissão e cobertura de uma maior área territorial do arquipélago.

Já o Director da TCV, Álvaro Andrade explicou porquê e como funcionam os subsídios do Estado, aos órgãos da comunicação social, o que não difere daquilo que se passa em outros países, nomeadamente, Portugal, França e Estados Unidos e que o mecanismo não se tratava de uma “caboverdura”.

Valdir Alves falando em nome do Núcleo Dinamizador da CVAMA apresentou um balanço completo dos trabalhos levados a cabo e das relações estabelecidas com a delegação da RTC, concluido que se registou um compasso de espera para que a a CVAMA elegesse sua direcção.

Registou-se ao longo desse tempo uma troca de e-mails entre alguns elementos roçando um tom, um tanto ou quanto ríspido, o que foi de certo modo, o aspecto mais negativo entre o muito de positivo que se conseguiu como;

- a forma sem preconceitos e frontal com que os elementos discutem a situação da classe
- o facto de os membros passarem a se conhecer melhor
- o espírito de entre-ajuda, fundamental num processo de comunicação social, sobretudo em condições débeis que afectam o desempenho das funções de todos os media comunitários

Presente igualmente ao acto, o Padre José Gomes realçou a importância da comunicação social tendo apelado à preservação dos valores caboverdianos na diáspora.

O ponto da ordem do dia no que tange ao debate sobre o jornal online, acabou por ser adiado para uma próxima oportunidade, devido ao escasso tempo de que o programa dispunha.

Os membros da Direcção e da Assmbleia Geral foram eleitos após a apresentação de uma plataforma eleitoral dos resepctivos candidatos.

No comments: