Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Tuesday, May 22, 2012

CVAMA ELEGEU RIGOR, RELEVÂNCIA E RELACIONAMENTO COMO PEDRAS DE TOQUE


Por Agnelo A. Montrond*, USA

Imbuído do espírito de grupo e apostado no trabalho de equipa como critério primeiro, é com redobrado sentido de responsabilidade, abnegação, e elevada honra que assumi o cargo de Presidente da Assembleia Geral da CVAMA, cargo esse que seguramente irei exercer, ancorado nos conceitos filantrópicos de Rigor, Relevância e Relacionamento, em prol do empoderamento mediático da diáspora cabo-verdiana.

A CVAMA aposta seriamente na congregação e conjugação de esforços de todos os que constituem uma mais-valia para o empoderamento da capacidade do grupo e do seu respectivo desenvolvimento, enquadrado na sua visão e missão reflectidas no preâmbulo dos estatutos, a saber: A Associação dos Mídias Cabo-verdianos-Americanos, CVAMA, é uma organização social sem fins lucrativos, apartidária e arreligiosa, cuja missão é colectivamente promover e suportar um sistema de informação sustentado no seio da Comunidade Cabo-verdiana Global. Por forma a cumprir essa missão, a CVAMA exortará a publicação de informações relevantes e fidedignas. A CVAMA zelará pela elevação moral e observará o código da ética jornalística. Ainda a CVAMA poderá representar a Mídia Cabo-verdiana nos Estados Unidos e apostará no empoderamento dos seus membros, proporcionando-lhes oportunidades contínuas de formação e desenvolvimento profissional.

Inspirado nesses desideratos, por amor à Mídia cabo-verdiana-americana, cumpre-nos, cabo-verdianamente, convidar a todos os que de forma directa ou indirecta estão envolvidos na comunicação social, para aderirem à CVAMA, e assim juntos contribuirmos, pois todos ainda somos poucos para colectivamente darmos respostas ao ousado desafio que ora lançamos.

Em jeito de «djunta-mon», informamos as associações, organizações politicas ou comunitárias que eventualmente tenham alguma dificuldade em noticiar os seus eventos, que encorajamo-las a enviar-nos as suas noticias, que encarregamo-nos de fazê-las chegar atempadamente aos respectivos órgãos de comunicação social locais e/ou nacionais.

É de se referir que a CVAMA pautará seguramente por uma liderança inclusiva, orientada para resultados, ancorada nos conceitos filantrópicos de relacionamento na horizontalidade, relevância e rigor como critérios cimeiros por que deve pugnar a nossa associação, em prol do empoderamento mediático da diáspora cabo-verdiana, colocando os interesses da comunidade acima de tudo e de todos. Importa enfatizar o facto de que nenhum membro da CVAMA é mais ou menos membro da CVAMA do que o prórpio membro da CVAMA. Assim sendo, nenhum membro da CVAMA e nenhum órgão de comunicação social ao qual possa pertencer, dirigir, ou estar vinculado, deve competir, desafiar ou escamotear o colectivo da CVAMA, incluindo a sua própria pessoa, sob pretexto algum, porque tal prática seria manifestamente antiético.
Aproveitamos a oportunidade para publicamente agradecer a embaixadora de Cabo Verde em Washington, Dra. Fátima Veiga, que na impossibilidade de estar presente no acto de empossamento dos dirigentes da CVAMA, se dignou em dirigir-nos a seguinte mensagem cujo conteúdo achamos por bem compartilhar com os estimados leitores:

«Washington, DC, December 09, 2011

Senhor Agnelo Montrond

Presidente da Assembleia Geral da CVAMA

Brockton, MA

C/c:

- Senhor Carlos de Brito, Presidente do Conselho Directivo

- Senhor Carlos Spínola, Secretário da Direcção
Não podendo, como desejaria, participar no acto de empossamento dos corpos gerentes da Cape-Verdean American Media Association - CVAMA, muito apreciaria que a mensagem que se segue fosse transmitida aos membros eleitos e aos membros presentes.

MENSAGEM

No momento em que os corpos directivos da CVAMA, recentemente eleitos, se aprestam a ser empossados, queria saudar, uma vez mais, a criação da Associação como um passo fundamental na via da afirmação contínua, do desenvolvimento e do reforço dos órgãos de comunicação social caboverdiano-americanos.

Aproveito o ensejo para renovar a todos os membros eleitos as minhas calorosas felicitações e os meus melhores votos de sucesso na realização da vossa visão e dos objectivos almejados.

A conjugação de esforços e meios entre os diversos mídias que integram a CVAMA e as parcerias que já vêm sendo estabelecidas com organizações congéneres em Cabo Verde e aqui nos Estados Unidos assumem, neste contexto, grande relevância.

Anoto, com muita satisfação, que a CVAMA elegeu a relevância e o rigor como pedras de toque do seu código deontológico, já que tais elementos são deveras essenciais para uma informação que se quer objectiva e formativa.

Aproveito ainda a ocasiao para renovar a disponibilidade desta Embaixada e minha de com a CVAMA colaborar de forma construtiva, em prol de uma Comunidade cada vez melhor informada e uma sociedade cada vez mais conhecedora da realidade caboverdiana.

Cordiais cumprimentos,

MARIA DE FATIMA LIMA DA VEIGA

Embaixadora»

Reiteramos os nossos agradecimentos à Embaixadora Veiga por essas sábias, motivadoras, e encorajadoras palavras.

Hoje mais do que nunca a comunicação social é um género de primeira necessidade. Aliás a comunicação, ab initio, sempre esteve presente na vida do ser humano, quer no intercâmbio de informações, no registo de factos, no expressar de ideias e emoções, etc. O Homem é por excelência um ser dinâmico e por conseguinte a comunicação social tem beneficiado desse dinamismo humano que abarca os meios, as técnicas e as práticas no domínio da comunicação social. Quem não se lembra dos enormes e raros receptores rádio em regiões recônditas de Cabo Verde, da imprensa mecânica, das enormes antenas parabólicas, etc. E nesta era moderna de informação, comunicação e Conhecimento que vivemos, para efectivamente fazermos face aos novos desafios que teremos de enfrentar, e contribuir para que a comunicação social cabo-verdiana seja cada vez mais rigorosa e relevante, já não éra sem tempo o surgimento da CVAMA. Pois se por um lado a internet revolucionou a comunicação social no ciberespaço, a ética deontológica conhece novos contornos e talvez seja necessário limar algumas arestas no que tange a liberdade de expressão, o anonimato exacerbado e os direitos humanos.

Sendo que hoje em dia, escrever, ler, ver, ouvir, criar e aprender tem uma ligação umbilical com a inteligência artificial cada vez mais avançada na sociedade de informação, queríamos deixar bem claro que a comunicação com rigor, transparência e relevância é condição sine qua non para o desenvolvimento das sociedades modernas.

Agnelo A. Montrond

*Presidente da Assembleia Geral da CVAMA



No comments: