Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Saturday, November 22, 2008

Daniel Spínola é o novo presidente da SOCA


20-11-08

Daniel Spínola é o novo presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA). A eleição aconteceu esta manhã, 20, no decorrer da assembleia geral daquela associação. O principal desafio que se põe à nova equipa, diz Spínola, é a cobrança dos direitos autorais.

O grande desafio que espera a nova equipa, que tem entre os seus elementos nomes bastante conhecidos da nossa praça (Hermínia Curado, Eutrópio Lima da Cruz, Giordano Custódio, Ivete Moreno, Paulo Rosa, entre outros), é a cobrança dos direitos autorais.
A direcção cessante, que tinha à frente o escritor David Hopffer Almada, elaborou uma tabela mínima de Direitos de Execução para a cobrança e distribuição dos direitos autorais, mas este acabou por não ser implementado “por falta do diploma legal que o permitisse”, disse Hopffer Almada na apresentação do relatório de actividades da cessante direcção da SOCA.
O desafio fica agora nas mãos de Daniel Spínola e sua equipa. Porém, a solução do problema não depende só da SOCA. “Estamos dependentes do diploma legal com as taxas para podermos fazer a cobrança. Sem isso ficaremos manietados”, afirma Daniel Spínola. A proposta de legislação foi apresentada ao Governo/Ministério da Cultura durante o Fórum Internacional de Economia da Cultura, agora é esperar pela sua aprovação.
Mas outros desafios, diante das queixas dos associados, aguardam os novos corpos gerentes da SOCA. A comunicação com os sócios, por exemplo, tem sido até aqui deficiente. Para pôr cobro a este estado, Daniel Spínola anunciou a inauguração um site na Internet para breve e o lançamento da revista SOCA Magazine.
A cooperação com outras sociedades congéneres da SOCA, em particular aquelas que representam autores cabo-verdianos, foi também reclamada pelos sócios. A SOCA já é membro observador da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) e tem na forja a assinatura de protocolos de cooperação com outras organizações do género, nomeadamente a SACEM, de França.

Fonte: ASEMANA

No comments: