Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Monday, November 17, 2008

Não sou


Agnelo A. Montrond

Eu sou
E estou
O que ninguém é
E onde ninguém está
//
Eu sou tudo o que não sou
Para estar e não estar
É preciso ser poeta
Para ser tudo e nada que sou
//
Eu existo entre o ser e o estar
E estou como não queria estar
Mas não sou o ser que estou
Nem sou o ser que queria ser
//
A existência é não existir
Como o porvir há de vir
Mas que ninguém venha a obrigar-me a ser o que não sou
Ou a estar onde não estou

Agnelo A. Montrond

2 comments:

Anonymous said...

Um poema apenas ao alcance de alguns: as palavras, os versos, o tom, o timbre e a pujança poética tão hermética como galopante e conducente ao caminho para a passargada. Um excelente trabalho de arte. Afinal o poeta é e não é. Contradição só existe em matemática.

Maria Lima said...

É com o espírito de dever, muita honra e privilégio que faco chegar a si, o comunicado do nosso entranhável e legendário líder, Sua Excelência, Comandante e Doutor Carlos Fortes, Presidente do Partido para a Independência e Desenvolvimento da Ilha do Sal (Pidis).


“Aos, Salandeses, Caboverdeanos, Presidente da República da Praia, Pimeiro Ministro da Praia, Secretariado-geral das Nacões Unidas, Corpos Diplomáticos na Praia, Comissariado e Parlamento da UE, Presidente da República e do Parlamento Portugês, Primeiro Ministro Portugûes, diferentes instituicões e magistrados nacionais e estrangeiros…

Minhas Senhoras e meus Senhores!

Comunicado,

1. E eu vi ascender do mar um burro feroz, com dez chifres, sete cabecas e dez pés, e nos seus chifres, dez diademas, cada pé estava pausado sobre uma ilha, num arquiélago de dez ilhas, mas nas suas cabecas, nomes blasfemos.

2. Ora, a fera que vi era semelhante a um leopardo, mas os seus pés eram como os dum urso, e a sua boca era como a boca de um leão. E o dragão deu à bestia feroz seu poder e seu trono, e grande autoridade.

3. E eu vi uma das suas cabecas como que abatida até a morte, mas o golpe mortal que sofreu foi curado, e toda a terra seguia a besta feroz com admiracão e a besta feroz, estava muito gordo e entusiasmo com o poder.

4. Quem é semelhante à fera e quem pode batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca que falava grandes coisas: promessas, propagandas, mentiras, e blasfêmias. E foi-lhe dado poder e autoridade contra o povo, contra a terra e as autarquias, durante quinze anos e depois mais dez anos. E foi-lhe concedido travar guerras com os autarcas e vencê-los. E foi-lhe dado autoridade sobre todos os povos e nacões do Arquipélago de Cabo Verde.

5. Eis o fim podre do Império Colonizador, do Estado Diabólico da Praia e do Paicv! Como chegou, desaparecerá. O Império da Praia e do Paicv está podre e o seu próprio putrefacto, infecto e corrupcão o destruírá!

6. Se alguém tiver ouvido que ouca. Se alguém é destinatário que receba. Se alguém é cativeiro que vai ao cativeiro. Se alguém matar com a espada, terá de ser morto com a espada.

7. Perseveranca dos justos e imaculados, significa a fé naqueles que lutam e sonham com um Cabo Verde com ilhas iguais, com mesmos direitos e possibilidades para todos os seus filhos, mas como ilhas diferentes e específicas. Cada uma com as suas caraterísticas, seus recursos, seu ideoma, cultura, história, passado e futuro diferente. Sem egoismo, sem ditadura de maioria e sem colonialismo (sem parasitismo dos politicos da Praia e Mindelo). Basta de imperialismo e colonialismo cultural, económico, administrativo ou politico! Viva um Cabo Verde federado, com politicas exteriores e militares comum (quando todas, estiverem de acordo, nada de obrigar a outras ilhas ao acolhimento de mandjakuz ou de broncos turistas), mas com a total descentralizacão e autonomia politica.

8. Sabemos que o Paicv voltou à caca de bruxas, pois deseja perpetuar-se no poder e manter todas as ilhas de Cabo Verde, colonizadas e exploradas debaixo das suas garras de ferro e sob regime de escravatura. Torna-se indispensável remover o pé de ferro e pesado, do Estado Colonial da Praia e dos Badios, e do Paicv, não só da Ilha do Sal, mas sim, de todas as Ilhas de Cabo Verde. Sabemos que o Paicv quer calar o Partido para a Independência e Desenvolvimento da Ilha do Sal, PIDIS, como tem calado muitos foruns, jornais e portais digitais, como: visãonews, visaonline, portugalnet.pt (forum do CPLP), a rádio rtp-africa, cabonet.com, etc… e muitos agora, estão com medo, tais como: www.liberal-caboverde.com, www.caboverde-online.com, http://www.asemana.publ.cv/redirection.html, www.expressodasilhas.cv, e mais… É que o Paicv nunca quiz aprender a governar na democracia. O líder do Paicv julga que ainda vivemos no sistema de partido único e da ditadura do Paicv. A necessidade da revolucão do povo caboverdeano é inevitável! A revolucão dos salandeses comecou na Ilha do Sal e expandiu rapidamente por todas as ilhas de Cabo Verde, como fogo na palha. O Paicv e seu governo totalitário da Praia, tremem de medo. Pois sabem que: “ Quando um povo enérgico e viril chora a injustica treme”.

9. Não sei se será eu a dirigir o meu povo ao cúmulo da montanha, na entrada da Terra prometida, na República da Salândia, não sei quem fará o discurso da vitória, no dia triunfal da nossa revolucão. Pois sei que o Paicv como um partido de terroristas, deseja fazer comigo o que fizeram com Amilcar Cabral, Renato Cardoso e outros tantos... Podem assassinar-me, mas jamais poderão assassinar as minhas ideias. Só espero que na hora da minha dôr, alguém possa ouvir o meu grito, colher a minha arma e seguir a luta épica e o combate de ideias, até limpar e libertar Cabo Verde dos estalinistas, fidelistas, che-guevaristas e cabralistas (todos revolucionários-assassinos e ditadores). Sabemos que o caminho é longo, mas insistindo, lá chegaremos, vitoriosamente!

10. Finalmente, irmãs e irmãos! Em estes momentos dificeis que atravessamos, não podemos baixar a guarda. Os inimigos são muitos e temos que combatê-los incessantemente, até à vitoria final. Lutar pela igualdade, justica, liberdade e dignidade. O nosso povo espera e a nossa pátria SaLândia merece mais e melhor.

Viva a todos os salenses puros e fieis, militantes, simpatizantes e amigos do Partido para a Independência e Desenvolvimento da Ilha do Sal, PIDIS! Viva a Nossa Brigada de Resistência da Ilha do Sal (NBRIS)!

Viva a independência total e imediata do enclave Ilha do Sal! Fora com os colonos da Nossa Querida Ilha do Sal.

Abaixo os guzanos, escórias e chacais do Paicv e MpD, partidos coloniais de CV!

Pátria ou Morte, Juntos Venceremos!

Carlos Fortes (cafú),
Presidente do Pidis,
Comandante-Chefe da NBRIS,
Cidade e Município de Santa Maria, Salândia,
Contactos: pidis_sal@yahoo.com,
Noticias e comunicados: http://sosstamaria.blogspot.com/”