Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Tuesday, April 14, 2009

A Comunidade Compareceu em Massa Para Homenagear o Homem Da Cultura, Alberto Alves (Neves)

Da esquerda prara a direita: Agnelo A. Montrond, Maria João Barbosa, Alberto Alves (Neves) - o homenageado, Estefania Alves, e Jackie Da Silva

Por Agnelo A. Montrond


Como previsto, no dia 11 de Abril, a comunidade compareceu em massa no Shaw’s Center em Brockton, nos Estados Unidos da America, para prestar uma justa homenagem ao poeta, compositor, homem de cultura e também deputado da Nação, Alberto Alves, igualmente conhecido por Neves. Esse evento foi, sem sombras de dúvidas, um grande sucesso, pois várias centenas de pessoas, desde crianças, passando pelos jovens, até aos mais velhos, dignaram assistir e participar dessa homenagem, num ambiente em que a morabeza cabo-verdiana e a chuva de cultura marcaram presença.

O excelente ambiente musical esteve a cargo do Alberto Fernandes (Nhonho), baixista e empresário do agrupamento musical KSS, Kreation Sound Studio, que com mestria acompanhou os cantores Talulu, Pedro Silva (Piduca), Valdemiro Monteiro (Vargas), Isidora Ribeiro e Zizi (esposa do Fifi Montrond). No teclado esteve o famoso Claudio Ramos, o Jack Santos do ex-Tropical Power na bataria e o José Marcelino na vióla rítimo.

De entre as ilustres personalidades que assistiram ao evento citamos o americano Jack Yunits, ex-Mayor de Brockton e agora presidente do Brockton Rox e do Shaw’s Center, e o escritor e poeta cabo-verdiano Dr. Rosendo Évora Brito.

Após as boas-vindas dirigida aos presentes por, Agnelo A. Montrond que coordenou a comissão organizadora desse evento, usaram da palavra as seguintes personalidades:

Moises Rodrigues, Director Dos Serviços Comunitários da Cidade de Brockton, que agradeceu os presentes e por tudo o que está sendo feito em prol da comunidade cabo-verdiana. Acrescentou que é um prazer celebrar a nossa cultura que é linda, bem como o nosso povo e o nosso país. Rematou que horas antes tinha estado em casa da jovem que foi baleada recentemente em Brockton no mês de Janeiro, e em nome da família daquela jovem aproveitou para agradecer todo o apoio que a comunidade tem prestado, nesse momento difícil que a família vem atravessando.

Senator Bill Owens (Rtd), ex-senador estadual em Massachusetts, que confessou sentir-se honrado em estar presente no evento em apreço. Disse estar grato por ser parte e também estar associado à comunidade cabo-verdiana. Retorquiu que já esteve em Cabo Verde e que foi a mais linda experiência que jamais teve. Esmeraldo dos dos Santos Lopes dos Reis, ex-Cônsul Geral de Cabo Verde em Boston, para quem o momento era de homenagem a um grande cabo-verdiano, um dos elementos principais da comunidade, dos mais activos, e dos mais empenhados, quer no campo da cultura quer, como politico. Disse que Alberto Alves é uma referência da comunidade. Aproveitou para felicitar os promotores do evento pela felicidade como souberam escolher os elementos os mais merecedores dessa homenagem. Adiantou que esperamos que esta mesma comissão, irá homenagear outros membros da comunidade no futuro, todos aqueles que estão a destacar em varias áreas para assim deixarmos de ouvir apenas notícias desagradáveis de Cabo Verde, para mostrarmos aos americanos que também temos gentes de bem na comunidade. Formulou votos para que Neves continua como batalhador, quer no domínio da cultura quer no domínio politico porque ainda tem um longo caminho à sua frente.

James Harrington, Mayor of Brockton disse que o evento trata-se de uma grande oportunidade para estar com gentes da comunidade cabo-verdiana e informar-lhes de vez em quando do que está acontecendo na nossa comunidade. Aproveitou para frisar o quanto orgulhoso estamos na cidade de Brockton com as realizações dos jovens cabo-verdianos no nosso sistema escolar. Enfatizou que a maioria deles continuam os estudos na universidade, estão conseguindo empregos fenomenais na comunidade e estão cientes da importância da educação.

Maria Jesus Mascarenhas, Cônsul Geral de Cabo Verde em Boston, fez a seguinte intervenção em Kriolu: “E un prazer grandi sta li, djuntu ku kumunidadi y en particular ku kumité kabuverdianu-amerikanu di kultura pa omenajéia diputadu, má sobretudu ómi di kultura Alberto Alves. Presta un omenájen ten sénpri un signifikadu grandi. El ten signifikadu tantu pa kenha ki ta rasebe omenájen komu pa kenha ki ta presta omenájen. Y mi N ta pensa ma si nu sta li oji pa omenajéia un distakadu eleméntu di kumunidadi, nu sta tanbe ta pensa y ta omenajéia kel grandi kumunidadi ki nu ten, pa tudu ses ómis y mudjeris di kultura ki ku korajen y sakrifísiu ta faze parti d’el. Presta omenájen e un fórma di txoma atenson, sobretudu di jóvens, di kriansas, enfin di kes ki meste referênsia, meste mudélu pa sigi pa ten un futuru midjór. N ta dizeja maioris susésu pa omenajiadu na tudu se ária di atividadi”.


Mediante solicitação da comissão organizadora do evento, a Cônsul Geral de Cabo Verde entregou ao Sr., Bebiano Correia uma placa em reconhecimento do corajoso acto que levou a cabo no momento certo quando defendeu a sua própria vida e a vida dos familiares presentes na sua loja Universal Food Market, mais conhecida por Loja Bebiano, que foi assaltada recentemente em Brockton, por um indivíduo munido de uma pistola automática exigindo dinheiro.

O momento de poesia foi marcado pelas seguintes intervenções:
Poeta, escritor, e Presidente do Instituto de Crioulo, Manuel Gonçalves que declamou um poema da sua própria autoria, Txuba txuba. Este poeta disse em Crioulo: «Txuba e un palavra ki ta izisti na tudu korason di kabuverdianu, na undi nu ta sta. Nu ta morri nu ta bai ku el. Na Mérka nu ten fastiu di txuba. Má na Kabu Verdi, nu ten ngana pa txuba ben».


Poeta Anibal Silva que foi muito aplaudido quando declamou um poema em inglês e um outro em kriolu. Estefânia Alves, que declamou em Kriolu a poesia Kabu Verdi Sta Na Móda, de autoria do seu pai Alberto Alves. Pela ocasião, a Estefânia disse aos presentes que veio de Cabo Verde ainda criança, mas hoje consegue falar, ler, e escrever tanto em kriolu como em português. Trata-se de um perfeito exemplo a seguir pelos nossos jovens cabo-verdianos na diáspora.


Agnelo A. Montrond, colunista em alguns periódicos cabo-verdianos que compartilhou com o público presente no evento, uma prosa poética intitulado Nos identidadi e kabuverdianu.

No comments: