Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Thursday, April 9, 2009

Homem de Cultura, Alberto Alves (Neves), vai ser homenageado pela comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos!


Por Agnelo A. Montrond

Aproxima-se o 11 de Abril, dia em que vai ser realizada uma noite cultural cabo-verdiana-americana, na cidade de Brockton, no estado de Massachusetts, EUA, onde será prestada uma justa homenagem ao poeta, compositor, homem de cultura e também deputado da Nação, Alberto Alves, igualmente conhecido por Neves.

Um dos momentos altos do evento em apreço será o espaço de poesia que contará com a participação de alguns poetas, escritores e colunistas da nossa comunidade.

O ambiente musical estará a cargo do Nhonho, empresário do KSS, kreation Sound Studio, agrupamento musical que com a habitual mestria irá acompanhar as vozes inconfundíveis dos cantores Isidora e Vargas. Ainda para dar mais brilho e requinte ao ambiente musical e cultural do evento, actuarão Pedro Silva - Piduca, cuja voz quase iguala e lembra-nos a do seu falecido irmão Ildo De Souza Lobo, um dos expoentes máximos no espectro artístico cabo-verdiano de cantores de mornas e coladeiras. Importa realçar que Piduca, um multifacetado homem de vários talentos, nutre uma paixão por tudo o que consubstancia a autenticidade da musica caboverdiana. Como não podia deixar de ser, o evento conta igualmente com a participação do prestigiado cantor foguense Quirino do Canto, e do famoso cantor de «Djarfogu ali N ta bá», Talulu e as suas bailarinas. Ainda teremos mais artistas que serão as surpresas daquela noite.

O referido evento acontecerá nas instalações do Shaws Center, localizado no 1 Lexington Avenue, e segundo a comissão organizadora que integra Agnelo A. Montrond, Maria João Barbosa, Arlindo Rosa, Jacqueline DaSilva, John De Pina, entre outros membros, já estão confirmadas as participações da Cônsul Geral de Cabo Verde em Boston, Maria Jesus Mascarenhas, do ex-Cônsul Geral de Cabo Verde em Boston, Esmeraldo dos Santos Lopes dos Reis, do ex-senador estadual em Massachusetts, Bill Owens, do «Mayor» de Brockton, James Harrington, e do Director dos Serviços Comunitários da Cidade de Brockton, Moisés Rodrigues. Igualmente o evento deverá contar com a participação de outros convidados oficiais, alguns dirigentes associativos, e representantes de todos os partidos políticos cabo-verdianos com representação oficial nos Estados Unidos.

Esse evento cultural trata-se de uma iniciativa da comissão organizadora supra-referenciada, que ainda integra Alcides Montrond, Estefania Alves, e Cecílio Cabral, e que, em estreita parceria com a comunidade, aposta em realizar eventos desta natureza, anualmente, sob o lema: Capacitando-nos com Cultura, Valorizando os nossos Homens e as nossas Mulheres «Pa Un Kumunidadi Forti Y Kada Bes Más Unidu».

A comissão organizadora conta com centenas de participantes provenientes das várias cidades situadas na zona da Nova Inglaterra, que acolhem um número expressivo de caboverdianos e caboverdianos-americanos.

Agnelo A. Montrond

No comments: