Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, August 9, 2009

Centro de Extensão Rural de Ribeira do Ilhéu entra em funcionamento



Por: António Pires
Fonte: http://www.cmmost.cv/



O Centro de Extensão Rural da localidade de Ribeira do Ilhéu situada na zona norte do município dos Mosteiros, ilha do Fogo, reabilitado no âmbito do programa Millenium Challange Account, MCA, em seis mil e quinhentos contos, será inaugurado na próxima quarta-feira, 12 de Agosto.
A inauguração do Centro esteve agendada para o dia primeiro de Agosto, mas o Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM) decidiu adiar a cerimónia para o dia 12.

O Centro de Extensão Rural de Ribeira do Ilhéu dispõe a partir de agora de melhores condições para satisfazer as demandas dos agricultores da zona norte do Mosteiros (Atalaia, Ribeira do Ilhéu e Aldeia), devendo funcionar como um espaço de inter-acção entre os agricultores e o Ministério do Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos.

Com a entrada em funcionamento deste centro, a delegação do MDRRM do Fogo passa a contar com uma subdelegação nos Mosteiros e outros sete centros de extensão, sendo 4 no município de São Filipe (Campanas baixo, Ponta Verde, Curral Grande e Patim), um em Santa Catarina (Cova Figueira) e dois nos Mosteiros (Achada Grande e Ribeira do Ilhéu).

No âmbito do programa Millenium Challange Account, MCA, várias infra-estruturas hidráulicas foram construídas nos Mosteiros, designadamente diques de captação, cinco reservatórios de mil e dois de 500 metros cúbicos de água para rega de compensação de fruteiras nas zonas altas, equipamento de dois furos e da rede de distribuição de água para horticultura na zona baixa.
Espera-se com a implementação do projecto MCA uma grande revolução no sector agrícola com reflexos no aumento da produção e na qualidade dos produtos deste município.

De acordo com o MADRRM, prevê-se numa primeira fase cobrir uma área de 10 a 15 hectares de hortícolas na zona do litoral (Fajãzinha a Mosteiros Trás) e 20 hectares de fruteiras nas zonas mais húmidas (zonas altas), favorecendo a modernização da agricultura.
Com à depreciação do dólar americano, e o «grande aumento» dos custos de construção das obras que tiveram impactos na implementação do programa, o MCA cortou o financiamento do projecto de construção do centro de tratamento, certificação e embalagem de produtos agrícolas do Fogo.

Para compensar o aumento dos custos de produção, o governo através de fundos próprios ou de cooperação com outros parceiros está a mobilizar recursos para a conclusão do programa.
Refira-se que o programa para os Mosteiros conta com um financiamento de 270 mil contos, distribuídos em três grandes áreas, a saber: conservação de solos/mobilização e gestão de águas; agro negocio e desenvolvimento de serviços; e reforço da capacidade financeira através da disponibilização de linha de créditos para negócios agrícolas e aquisição de sistema moderna de regas.

No comments: