Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, August 16, 2009

Hilary Clinton Encantada Com a Morabeza de Cabo Verde


« Os ares de Cabo Verde contaminaram Hilary Clinton. O sorriso brotou espontâneo e a informalidade tomou conta dos gestos e dos discursos. A morabeza cabo-verdiana tem dessas, seduz de mansinho e impregna na alma.»

Hillary Clinton parte encantada com Cabo Verde
15 Agosto 2009

A secretária de Estado norte-americana regressou na tarde desta sexta-feira aos Estados Unidos da América encantada com os sucessos e a paisagem de Cabo Verde. Hillary Clinton realçou os êxitos alcançados por Cabo Verde na gestão do compacto do Millenium Challenge Account, a nível da segurança interna e não deixou de elogiar o Executivo de José Maria Neves por haver mais mulheres do que homens a ocupar cargos ministeriais.

Hillary Clinton expressou o desejo de que Cabo Verde sirva de inspiração aos outros governos, para que as mulheres ocupem cada vez mais lugares de decisão. O empowerment das mulheres africanas foi, aliás, um dos assuntos que motivaram a viagem da secretária de Estado dos EUA ao continente africano.

Na conferência de imprensa que deu na manhã desta sexta-feira no Sal, ao lado do primeiro-ministro José Maria Neves, a governante norte-americana destacou que a sua passagem por Cabo Verde é para provar aos outros países africanos que o executivo de Obama acredita na boa governação. “Olhem para Cabo Verde e vejam o que é exemplo de boa governação, o esforço para o crescimento económico, o respeito pelos Direitos Humanos e o trabalho pela melhoria de qualidade de vida da sua população”, pontuou.
Mais segurança no Atlântico

A secretária de Estado norte-americana prometeu lutar junto com Cabo Verde e outros países para melhorar a segurança nos mares do Atlântico, o controlo do tráfico de drogas, armas e pessoas. Realçou a cooperação existente entre EUA e Cabo Verde na área da formação dos agentes da polícia com assistência do FBI, a introdução de novos equipamentos técnicos e garantiu que o governo dos EUA está disposto a continuar a ajudar o nosso país na luta contra a criminalidade organizada. Mas há que traçar linhas estratégicas para alcançar os objectivos, sublinhou Hillary Clinton.

Hillary Clinton afirmou ainda que, entre os sete países africanos visitados por si nesse périplo, Cabo Verde é o único onde constatou mais pontos positivos do que negativos. Mas o encanto de Clinton por estas ilhas não passa apenas pelas políticas internas e externas.

Apreciou bastante a beleza paisagística e a “morabeza” do povo cabo-verdiano. E quando convidada pelo jornalista Moisés Évora a voltar ao nosso país, Hillary, que regressou aos Estados Unidos no início desta tarde, no Boeing 757 da Força Aérea Norte-Americana, prometeu voltar com o marido para desfrutar Cabo Verde com mais tempo, mais à vontade e sem o forçado sistema protocolar .

FONTE: A SEMANA

No comments: