Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Wednesday, August 5, 2009

Massassoit Community College Oferece Cursos De Língua Cabo-Verdiana


Por Agnelo A. Montrond


Brockton, EUA: A Massassoit Community College, situada em Brockton, a cidade mais cabo-verdiana dos Estados Unidos, que vem oferecendo cursos da língua cabo-verdiana desde o Verão de 2002, continua apostada em facultar cursos semestrais de Crioulo para profissionais e estudantes universitários norte-americanos e cabo-verdiano-americanos de várias gerações, que social ou profissionalmente interagem com cabo-verdianos. A formação vem sendo ministrada desde o início pelo professor cabo-verdiano Agnelo A. Montrond.

Para o próximo Outono, Massasoit está oferecendo dois cursos de lingua cabo-verdiana, falada actualmente por cerca de 1/3 da população de Brockton:

1) O curso de Crioulo cabo-verdiano I que inicia o desenvolvimento da capacidade dos participantes de falar, entender, ler, e escrever a língua cabo-verdiana dando uma especial ênfase à variante da Ilha de Santiago. Os estudantes aprenderão as bases fundamentais da gramática cabo-verdiana, vocabulário básico, e espera-se que procurarão esforçar-se no sentido de aproximar o mais perto possível a pronúncia do cabo-verdiano nativo. Vários aspectos da cultura cabo-verdiana serão tratados e discutidos em termos comparativos e contrastivos com a cultura norte-americana. Trata-se de um curso para iniciantes concebido para estudantes sem qualquer experiência ou conhecimento prévio da língua cabo-verdiana.

2) O curso de Crioulo cabo-verdiano II continua, nos mesmos moldes, o desenvolvimento da capacidade dos participantes de falar, entender, ler, e escrever a língua cabo-verdiana. Continuarão a aprender, explorar, comparar, contrastar e analisar vários aspectos da cultura cabo-verdiana. O Departamento de Línguas Modernas de Massasoit College recomenda este curso, que foi proposto ao professor Agnelo A. Montrond pela chefe do referido departamento, Prof. Cristina Ajemian, a estudantes com pelo menos um ano de estudo prévio da língua cabo-verdiana de nível secundário ou equivalente, ou um semestre de nível universitário.

Nas salas de aula da Massassoit Community College o suporte didáctico é, entres outros, constituído por três obras do linguista e actual Ministro Da Cultura de Cabo Verde, Dr. Manuel Veiga: Introdução à Gramática da Língua Cabo-verdiana, Diskrison Strutural di Kriolu e O Crioulo em 45 lições. E o Kriolu da ilha de Santiago, com base no Alfabeto Cabo-verdiano recentemente instituído pelo Decreto-lei no 8/2009, promulgado dia 5 de Março deste ano, é a variante que serve de base a tais aulas.

No comments: