Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Saturday, July 2, 2011

APELO À CALMA E SERENIDADE

Por Agnelo A. Montrond

Director Mídia e Relações Públicas, USA

Comissão para a Eleição de Manuel Inocêncio ao Cargo de Presidente da República de Cabo Verde
 
Uma eleição não se ganha na secretaria, nem com sondagens fabricadas, encomendadas e/ou cientificamente insustentáveis, e nem tão pouco se ganha uma eleição com prestações do tipo que infelizmente temos tido o desprazer de ler em alguns portais, e pior ainda com ameaças, provocações, intimidações, tentativas de agressões físicas a elementos do nosso grupo, trocas de emails azedas na internet, etc. Uma coisa é certa: ganhará o melhor candidato. Assim, urge aos grupos de apoio de cada candidato demonstrar e convencer o eleitorado que o candidato que cada um defende é o melhor. E para isso é necessário alguma pedagogia política, respeito pelos adversários e temperar a linguagem com ingredientes portadores de sabor de elevação, ética, e respeito pelas regras de jogo democratic.

Em nome da Comissão nos EUA para a Eleição de Manuel Inocêncio ao Cargo de Presidente da República de Cabo Verde, aproveito para fazer um apelo à calma e serenidade aos que ameaçam pautar pela política da sujeira, para baixar o nível dos debates para a eleição presidencial que se avizinha. Importa debater os conteúdos dos programas de cada um dos candidatos, a mensagem veiculada por cada candidatura e não desviar a atenção dos incautos com eventuais querelas visando os respectivos mensageiros.

Nós apoiamos veementemente a candidatura do Eng. Manuel Inocêncio, porque de entre os quatros candidatos, ele é o único que possui experiência governativa comprovada por grandes obras já concretizadas em Cabo Verde e que dá garantias da continuidade da estabilidade e da sinergia que deve existir entre o governo e o Estado de Cabo Verde.

Convém evitar a indesejável crispação entre os demais intervenientes neste processo, pois como se sabe, após a eleição no dia 7 de Agosto, seja qual for o candidato vencedor, continuaremos a nossa jornada, e importa estarmos juntos defendendo tudo o que é de bom e do melhor para a Nação Cabo-verdiana.

Ao contrário dos outros candidatos, Manuel Inocêncio não quer ser o Próximo Presidente da República de Cabo Verde a qualquer preço nem a qualquer custo. A candidatura de Manuel Inocêncio emergiu na sociedade cabo-verdiana por razões sobejamente conhecidas e tem pernas musculadas para andar e ir muito longe. Ela tem raízes nas profundezas da sociedade civil, aposta fortemente nos cidadãos que reconhecem nele o melhor dos melhores candidatos, e é o único candidato apoiado oficialmente pelo PAICV.

MI é o único candidato que tem uma proposta concreta para um distinto exercício das funções de um verdadeiro Presidente da República. Desde muito cedo ele engajou-se no combate pela justa causa cabo-verdiana, mormente a liberdade e a justiça social.

Imbuído de um espírito nacionalista e patriótico ímpar, de uma integridade invejável, é militante exemplar e um veterano do PAICV, membro da comissão política e vice-presidente do partido da estrela negra desde 2000. MI é o único candidato Presidencial capaz de engrandecer o prestígio e a imagem de Cabo Verde no mundo e de dar continuidade à aposta na mobilização dos recursos indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado da Nação Cabo-verdiana. Com MI a infra-estruturação do país atingiu níveis que constituem marcos históricos de referência no desenvolvimento da nossa terra.

MI tem estratégia e táctica superior aos outros candidatos, tem missão, é um visionário, um homem de poucas palavras mas de muita acção.

Tudo isso faz de MI o Homem certo para o cargo Certo – O do próximo Presidente da Republica de Cabo Verde, o Presidente que o país e a sua necessária estabilidade reclamam, o garante do efectivo exercício da plena magistratura de influência que seja capaz de dignificar a existência de todos os cabo-verdianos.

MI é um líder nato e um federador das vontades do colectivo dos cabo-verdianos. Na qualidade do Próximo Presidente, MI irá pugnar pela unidade e luta para a verdadeira cabo-verdianidade com que sonhou Amílcar Cabral, apostando seriamente na dimensão da nossa identidade cultural. No que tange a comunidade imigrada, MI aposta fortemente no empoderamento dos cabo-verdianos de várias gerações que lutam e labutam na diáspora, e exercerá influência para a concretização da instituição do Conselho das Comunidades Cabo-verdianas, do Observatório de Investigação das Migrações, da Casa do Cidadão na rede consular, zelará pela promoção das associações comunitárias a nível local, estadual e nacional visando uma efectiva acção cultural, social e económica junto da comunidade. A efectiva adaptação e integração da juventude cabo-verdiana nos países de acolhimento serão colocadas no centro das atenções do futuro Presidente de Cabo Verde, Eng. Manuel Inocêncio que pautará por uma diplomacia activa junto das autoridades competentes dos países que acolhem os nossos emigrantes. Tudo isso, entre outros items, serão activados, positivados e acarinhados por Manuel Inocêncio Sousa.

Unidos nos nossos “Common Threads” venceremos.

No Pintxa.

Unidade e Luta

A vitória é certa

No comments: