Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Sunday, January 11, 2009

Juiz de origem cabo-verdiana homenageado nos EUA

11-01-09
Fonte: A SEMANA

George N. Leighton, norte-americano de origem cabo-verdiana, nascido em New Bedford há 92 anos e um dos primeiros juízes de ascendência africana daquele país, passa doravante a ser a denominação oficial de uma estação de correios naquela cidade dos EUA. Uma decisão nesse sentido acaba de ser tomada pelo Congresso dos EUA.

O site do Instituto das Comunidades (http://www.ic.cv), que cita uma nota da embaixada dos EUA em Cabo Verde, informa que o Congresso dos EUA decidiu que o edifício dos Correios de New Bedford passa a ostentar o nome do "Honorável Juiz George N. Leighton". Uma homenagem a um homem que se fez a pulso, para a glória de Cabo Verde e dos EUA.

George N. Leighton é filho de Ana Silva Garcia e António Neves Leitão, ambos naturais da Brava, que emigraram para a América no século XIX. Leighton frequentou a escola primária em New Bedford e em Cape Cod, zonas de forte presença cabo-verdiana desde os tempos da caça da baleia, mas cedo teve de deixar os estudos para trabalhar num petroleiro.

"Contudo", acrescenta a nota, George N. Leighton "continuou os seus estudos lendo livros e frequentando escolas nocturnas até conseguir ingressar na Universidade de Howard, em Washington, D.C., e formar-se com distinção, `magna cum laude’. O juiz Leighton regressou a Massachusetts para frequentar a Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, mas interrompeu os estudos para se alistar na Segunda Guerra Mundial, tendo sido agraciado com ’Estrela de Bronze’.
Obteve o seu diploma em Direito na Universidade de Harvard em 1946".
Entre os muitos feitos e méritos de Leighton consta a sua eleição como juiz do Tribunal da Comarca do Condado de Cook (Illinois) em 1964 e a sua designação como primeiro juiz afro-americano do Tribunal de Apelação do Primeiro Distrito do Norte de Illinois, em 1969. O presidente Gerard Ford nomeou George N. Leighton para o Tribunal do Distrito do Norte de Illinois em 1976, onde permaneceu até 1987 quando se reformou.

No comments: