Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Tuesday, February 16, 2010

CURSO DE CRIOULO CABO-VERDIANO PROMOVIDO EM LISBOA

Lisboa, 10 Janeiro- O Centro interculturacidade, sito na rua dos poiais de São Bento, Lisboa, acolhe de 09 de Fevereiro a 30 de Março o curso de iniciação de crioulo Cabo-Verdiano. A iniciativa é da Associação Cultural Etnia, em parceria com o referido centro.

Trata-se de um Curso livre composto por quatro módulos e apresenta interesse particular a públicos que necessitem de conhecimentos sobre esta língua para melhor desempenhar as suas profissões, como por exemplo: profissionais da área da educação que têm contactos com crianças e jovens falantes deste crioulo; profissionais que desenvolvem trabalho sociocultural em contextos cujo crioulo cabo-verdiano seja predominante ou que pretendam desempenhar as suas profissões em Cabo Verde e outros públicos que tenham interesse na língua e cultura daquele arquipélago.

Teorias sobre origem do crioulo; variantes do crioulo; personalidades elementares no desenvolvimento do crioulo, sistema de escrita; gramática; vocabulário, audição, leitura e interpretação de autores; conversação e diálogos; tradução acompanhada de textos são, entre outras, as matérias que vão ser estudadas.

A realização desta acção formativa depende de um mínimo de dez inscrições, sujeitas ao pagamento de um sinal de 30 €, sendo o prazo de pagamento da totalidade do custo de matrícula até ao dia 02/02/2010.
O crioulo é uma língua originária das Ilhas de Cabo Verde. E, tem a base lexical portuguesa. É a língua materna de quase todos os Cabo-Verdianos e é ainda usada como segunda língua por descendentes de Cabo-Verdianos, em outras partes do mundo.

O curso que tem como formador, António Firmino termina com actividades culturais; convívio e entrega de certificados de participação.

Fonte: LIBERAL

No comments: