Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Wednesday, February 10, 2010

Fogo: Projecto de produção de purgueiras com financiamento garantido em 150 mil euros


A ilha do Fogo deverá experimentar em breve a produção de purgueiras (nome científico jotropha curcas) para fins energéticos como a bio-disel. O projecto com a duração de três anos já tem financiamento garantido pela Universidade alemã ligado a Bayer Crop Science, em 150 mil euros cerca de 17 mil contos.

De acordo com o Delegado do Ministério do Ambiente Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos Engenheiro João Gonçalves, o projecto vem sendo desenhado a pouco mais de ano e meio e visa a produção e fixação de 36 mil plantas de purgueiras nos próximos três anos, nos municípios da ilha do Fogo.

Segundo João Gonçalves o projecto denominado "Estratégia temática para o ambiente e gestão dos recursos naturais com energias renováveis" está a ser socializado a nível do serviço bem como o levantamento dos terrenos onde as plantas irão ser fixadas.

Conforme adiantou aquele responsável existe ainda um memorando de entendimento assinado entre o governo de Cabo Verde e uma companhia americana que visa "fazer a exploração dessa espécie e possivelmente implementar pequenas unidades de produção no país".

Fonte: Expresso das Ilhas

No comments: