Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Tuesday, March 3, 2009

Júlio Correia eleito presidente do conselho Geral da ANMCV

Dr. Julio Correia


A ANMCV é um instrumento ao serviço dos seus associados, que são os municípios. O Conselho Geral no qual tem assento todos os municípios, deve cumprir e com rigor uma das suas competências que é a de fiscalizar as decisões do conselho Directivo. E assim será.
Volvidos quase dez meses após a realização do sexto congresso que elegera Isaura Gomes para o cargo de presidente do conselho Geral da Associação dos Municípios de Cabo Verde, eis que os autarcas regressaram nesta segunda feira à Praia para um congresso extraordinário para corrigiram aquilo que foi considerado o maior golpe antidemocrático daquela associação criada há quase duas décadas.

Com efeito por ocasião do sexto congresso, o MPD praticamente varreu o PAICV de todos os órgãos da ANMCV tendo colocado na presidência do conselho directivo Francisco Tavares presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago e no conselho Geral Isaura Gomes, presidente da Câmara Municipal de S. Vicente.

O PAICV recusou aceitar a legitimidade dos órgãos que saíram do sexto congresso e os autarcas do partido manifestaram o interesse em abandonar a Associação se aquela situação não fosse corrigida rapidamente pela via de um congresso extraordinário.

O MPD não tinha outro caminho senão o do reconhecimento do erro e aceitou a realização do congresso extraordinário nos exactos termos propostos pelo PAICV.

A principal perdedora em toda esta história foi Isaura gomes que sequer chegou a ocupar o lugar que sorrateiramente lhe tinha sido proposto pela direcção do MPD. Aliás foi vergonhoso a destituição do cargo tendo a presidente recusado integrar qualquer órgão da ANMCV. O segundo perdedor foi obviamente o MPD que tomou uma grande lição de democracia, devendo os seus responsáveis pensar duas vezes quando projectam jogadas antidemocráticas, garantiu-nos uma fonte do congresso. Consta, aliás que todo o plano que desembocou naquele sexto congresso fora montado por Jorge Santos, que, aproveitando-se da ausência de grande parte dos autarcas do PAICV na sala projectou o assalto aos órgãos da ANMCV. Soube-se que Jorge Santos havia acompanhado todo o congresso que elegera Isaura.

Logo depois da eleição Júlio Correia deixou claro que tudo vai mudar. Anunciou já a necessidade de alteração dos estatutos, de um regimento para o funcionamento do conselho geral e garantiu que o conselho geral e a mesa que preside vai fazer um acompanhamento de proximidade a todas as actividades e decisões do Conselho Directivo, desde logo a gestão orçamental.

No comments: