Irmon Kabuverdianus, Nu Uza Y Divulga Alfabétu Kabuverdianu Ofísial(AK, ex-ALUPEC)

Wednesday, August 13, 2008

Nilton/Fernandinho: Qual é a Melhor Opção para os Mosteiros?


Agnelo A. Montrond

BROCKTON - Compete ao eleitorado mosteirense dar resposta a esta questão no dia 18 de Maio, pf. Por agora ela é de natureza duvidosa. Entre a continuidade ou a mudança ainda reina alguma dúvida e indecisão. Entre a experiência e a competência oscilam o militantismo, o fanatismo e o amor aos partidos políticos, a saber, o PAICV e o MPD, as duas maiores formações partidárias no país. E entre gerir, admnistrar, ou liderar o concelho dos Mosteiros bem como a sua extensão na diáspora há que haver posicionamentos inequívocos. E Mosteiros precisa de uma visão a longo prazo reflectida no seu plano director de desenvolvimento. Há que promover sinergias para pensar o Mosteiros do futuro. O visionário de que Mosteiros precisa deverá ser capaz de ver para além do horizonte espacial e temporal à frente do nariz …

Tanto o militantismo como o fanatismo político-partidário conhecem novos contornos no contexto eleitoral moderno que se vive actualmente nos Mosteiros, aliás um pouco por todo Cabo Verde. A derrapagem não é um fenómeno novo. Acontece de ambos os lados. No Fogo, acredita-se que já não se vota no fulano, sicrano ou beltrano, só porque é deste ou daquele partido. Hoje o eleitorado mosteirense é capaz de ver e observar, ouvir e auscultar, e tomar o pulso aos concorrentes aos paços daquele concelho. Se as coisas já são outras, também as pessoas já não são as mesmas.

O desenvolvimento socioeconómico, o empoderamento dos recursos humanos, adicionados à infra-estruturação do concelho, poderão ter efeitos imprevisíveis no dia 18 de Maio. Entre a continuidade e a experiência, a mudança e a competência existe um risco estocástico a ser desvendado através de um processo experimental que se queira fiável e exacto. Se for esse o sufrágio que se quer, alertamos os responsáveis desse processo, que isso não coaduna com fraudes eleitorais. Essa preocupação suscita alguma dúvida, por razões que escusamos invocar aqui e agora. E não estaremos sós nesta penumbra duvidosa.

Os quadros, activistas, líderes, membros de confissões religiosas e políticos mosteirenses ainda muito pouco ou quase nada pronunciaram sobre esta importante decisão que os eleitores terão que tomar no próximo dia 18 de Maio, pf. Tal decisão para que seja informada exige dos protagonistas nesta corrida eleitoral, uma postura serena e pedagógica. As acusações mútuas perpetradas por ambas as partes, contribuem para semear mais dúvidas do que outra coisa. E duvida-se se o eleitorado estará esclarecido no momento da votação. O eleitor mosteirense risca de ser manipulado pela situação que ora se instalou e difícil será votar em consciência, com inteligência e determinação se até lá essas acusações de corrupção não forem resolvidas pelas autoridades competentes na matéria.

A grande questão que se coloca, é quem beneficiará desta dúvida reinante na mente das pessoas. O candidato da situação ou o da mudança? Talvez um urgente debate público entre os dois candidatos, que julgamos ser de extrema importância, trará uma melhor visibilidade aos eleitores sobre essa matéria. Assim, um frente a frente entre o Sr. Fernandinho Teixeira e o Sr. Nilton Rodrigues assevera-se imperativo. Que ganhe o melhor que nesse dia sera coroado com as bênçãos da Nossa Senhora de Fátima. Quanto ao derrotado, este deverá demonstrar estoicidade incondicional.

Agnelo A. Montrond

No comments: